Nos dias 12 e 13 deste mês, a equipe de Inovação da OEC deu início à primeira semana do Workshop BIM, que terá seguimento nos dias 19 e 20 de setembro. O evento contou com a abertura do Diretor de Engenharia e Inovação, Marcelo Piller, que comentou sobre o estágio de desenvolvimento em que a Metodologia BIM se encontra em nível mundial, destacando que o BIM é um caminho sem volta nas obras da OEC.

CBIM

Workshop BIMNo primeiro dia do evento, José Carlos Lino e Claudius Barbosa, representantes da empresa CBIM (Consultores BIM), falaram sobre a estratégia de implantação BIM na esfera corporativa da OEC e apresentaram a metodologia aplicada para entender as necessidades internas e as expectativas. Ainda neste momento, os consultores destacaram a importância do alinhamento entre a direção corporativa e as lideranças nos contratos para um projeto de implantação bem-sucedido, além da necessidade de colocar o foco nas pessoas e em capacitação, uma vez que são os verdadeiros protagonistas do processo de transformação digital.

EQUIPE OEC IN

A Equipe OEC lN, representada por Rafael Malfato, Cristiano Silva e Daniel Lepikson, também enriqueceu o evento com a sua participação. Malfato apresentou uma visão geral das iniciativas em BIM implementadas em vários contratos desde 2003, apontando os níveis de maturidade e sua evolução ao longo do tempo. Ele também explicitou/evidenciou os principais pontos referentes ao projeto de implementação organizacional, motivada pela estratégia BIM BR e BIM Mandate Brasil (Decreto 10.306/2020) e pela realidade de mercado. Finalizou a sua apresentação destacando os próximos passos referentes à sistematização de BIM na OEC.

Na sequência, Cristiano Silva apresentou o Núcleo BIM, a estrutura do Acervo BIM OEC e um resumo das metas de Inovação para 2023, dentre as quais é prevista a contratação de um BIM Manager em nível corporativo, cujo principal objetivo é apoiar os contratos quando identificada essa necessidade. Ainda durante sua fala, Cristiano explicou como se dá a interação e apoio da equipe OEC IN aos contratos e comentou sobre a necessidade de oportunizar sinergia entre os diversos profissionais envolvidos nos processos.

O primeiro dia do evento foi encerrado pelo líder de Inovação da OEC, Daniel Lepikson, que apresentou a sistemática adotada para o acompanhamento de metas BIM na OEC e seus principais resultados, concluindo que o processo de implementação do BIM na OEC foi bem-sucedido e que alcançar um acréscimo sistêmico no nível de maturidade é algo indispensável para tornar a companhia mais competitiva no mercado mundial.

Conexig

O segundo dia do Workshop BIM OEC teve início com apresentação da empresa de consultoria CONEXIG, que foi dividida em três partes: institucional, metodologia VDC – Virtual Design Construction e estudo de casos. Na primeira parte, o CEO da empresa Felipe Gutierrez apresentou a área de atuação da CONEXIG, que é focada em Claims e disputas; suporte a projetos, consultoria e GRFC (governança, fraude, risco e compliance).

Na sequência, Fabio Elias e Alexandre del Salvio trouxeram o tema VDC, uma metodologia desenvolvida pela Universidade de Stanford (EUA) e que, fundamentalmente, é uma grande aliada na industrialização da construção civil, de modo que integra as metodologias BIM e se relaciona de forma sinérgica com o Advanced Work Packaging (AWP) e Lean Construction. Segundo Alexandre del Salvio, “a metodologia VDC permite superar as expectativas dos clientes, que é o que buscamos”. Um dado importante compartilhado e que corrobora essa visão é que o tempo de latência (ou tempo entre demanda da obra e resposta das projetistas, por exemplo) diminui significativamente utilizando o VDC, transformando a escala de dias em minutos.

BIM Smart e a captura de realidade

Na sequência da programação, Eduardo Pasini apresentou a empresa BIM Smart, fornecedor de serviços de Captura de Realidade, destacando o uso de tecnologias como laser scanning, drone, GNSS/RTK, que permitem gerar nuvem de pontos, servindo de base para a criação do modelo.

A partir da Nuvem de Pontos, gera-se um modelo paramétrico e são atribuídos objetos à geometria levantada. Alguns usos são possíveis com essa tecnologia, como o acompanhamento de evolução da obra e o levantamento cadastral para obras “brownfield” (obras em que há construções ou ativos existentes).

Recentemente, o OEC IN ofereceu a um grupo de integrantes formação em alguns softwares BIM, como o RECAP Pro, uma ferramenta Autodesk que auxilia na geração de modelo paramétrico a partir de uma Nuvem de Pontos.

SisEPC e a interface com o Navisworks

Encerrando o segundo dia Patrícia Velasco, Gerente de Engenharia e Sistemas Especialistas na OEC, trouxe aspectos importantes referentes à visão da empresa na criação de softwares como SisENG e SisEPC - sistemas de apoio que conversam de forma sinérgica e alinhada à metodologia BIM.

Na sequência, Jader Barbieri, responsável de Programa de Sistemas Especialistas na OEC, apresentou um “plugin” desenvolvido pela equipe de Sistemas de Engenharia, que permite a troca de informações entre o Navisworks e o SisEPC, ferramenta de fundamental importância para os usos relacionados a acompanhamento da evolução da obra, planejamento e coordenação (ou mais popularmente, BIM 4D).

Por fim, foram mostradas particularidades do sistema e exemplos em que ele foi utilizado com êxito em diversos empreendimentos de natureza industrial. Jader ressaltou que é possível a utilização do sistema no contexto de obras de infraestrutura, embora isso ainda não aconteça.

Data
2023-09-18
Resumo

Mais de 250 integrantes assistiram ao evento de Inovação e  puderam conhecer mais a fundo sobre os assuntos relacionados à Metodologia BIM

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2023-09/workshop-bim-semana-1.jpg
Editoria
Site
OEC
Meta Description
Primeira Semana do Workshop BIM