O Consórcio Construtor ViaSul (CCVS), formado pelas empresas OEC - Engenharia & Construção e PowerChina, responsável pela duplicação da BR 386 no Rio Grande do Sul, nos trechos que abrangem os municípios de Tio Hugo, Mormaço, Soledade, Fontoura Xavier, Marques de Souza e Lajeado, está apoiando o cliente, CCR Via Sul, na desobstrução de deslizamentos com interrupção total da via entre os Km 276 e 322, além de trechos interditados no município de Lajeado.
Desde a primeira interrupção, na manhã de terça-feira (30 de abril), todas as áreas de apoio e produção do CCVS estão trabalhando na recomposição, sinalização, limpeza e liberação das pistas nos pontos afetados, isolando as áreas com risco de queda de materiais, inspecionando os locais de trabalho e dando suporte às áreas de operação da CCR e da Polícia Rodoviária Federal.
Pelo lado de Soledade, sentido Lajeado, o CCVS está executando a limpeza de deslizamentos de terra, recomposição da estrada e liberação dos trechos da BR 386 que estavam bloqueados, em especial entre os Km 298 até o Km 322.
A operação conseguiu dar restabelecer o trânsito de ao menos uma faixa da via. No Km 298, onde a estrada havia colapsado, foi feito um lastro em rocha para regularizar a plataforma e permitir acesso provisório.
No domingo, dia 5 de maio, os trabalhos prosseguiram no Km 322 para conectar a via com a cidade de Lajeado, onde foram realizadas atividades em três frentes distintas.
1. No deslizamento do Km 322, foi realizada limpeza parcial da via para liberar o acesso e retirar pessoas e veículos que estavam ilhados desde quarta-feira, dia 1º de maio. No domingo foram retomados os trabalhos para reestabelecer o acesso da BR 386 em direção a Soledade.
2. No encontro da plataforma da via com a cabeceira da ponte sobre o rio Taquari foi realizada a limpeza dos entulhos, demolição do asfalto danificado, e reconformação da plataforma com material rochoso. No domingo pela manhã foram retomados os trabalhos com o objetivo de reestabelecer a conexão entre as cidades de Lajeado com Estrela.
3. Na ponte sobre o rio Taquari, foi feita limpeza de madeiras, troncos e galhardas acarreados pelas correntezas do rio e acumuladas em cima da ponte. A equipe do Consórcio trabalhou até a madrugada de domingo com o objetivo de liberar o acesso.
Esses trabalhos permitiram a liberação de veículos e pessoas que estavam ilhadas na estrada.
Todas as atividades estão sendo realizadas em estrita cooperação e sob a liderança da Concessionária CCR ViaSul, com apoio de empresas locais que fornecem mão de obra e equipamentos.
Equipamentos próprios, empresas subcontratadas e integrantes do Consórcio Construtor ViaSul, também estão sendo utilizados nestas atividades.
O Consórcio Construtor ViaSul (CCVS), responsável pela duplicação da BR 386 no Rio Grande do Sul, está apoiando o cliente, CCR Via Sul, na desobstrução de deslizamentos com interrupção total da via entre os Km 276 e 322, além de trechos interditados no município de Lajeado.