Dois projetos panamenhos construídos pela OEC foram premiados na oitava edição do Global Best Projects, concedido pela revista Engineering News-Record (ENR). A Renovação Urbana de Colón recebeu o prêmio "Melhor projeto em nível global" na categoria Renovação/Restauração, cuja construção foi realizada em consórcio com a empresa CUSA, e a Linha 2 do Metrô do Panamá obteve o prêmio de mérito na categoria Trilhos, obra fruto de um consórcio com a espanhola FCC.
A ENR é líder mundial em notícias e análises no setor de engenharia civil e construção em todo o mundo. Este ano, mais de 30 projetos de 21 países participam do maior prêmio da indústria, que avaliou riscos, benefícios comunitários e os desafios de projetar e construir internacionalmente.
Pedro Pinheiro, DPA OEC no Panamá, considera que “esses prêmios são um reconhecimento ao trabalho e comprometimento de cada um dos membros que fizeram parte do desenvolvimento desses projetos, desde a conceituação até a entrega. Cada contribuição é importante e, graças ao grande esforço das equipes, entregamos obras que se destacam local e internacionalmente e beneficiam milhares de panamenhos. Meus parabéns a todos os membros que tornaram possível essa grande conquista”.
A Renovação Urbana de Colón, um dos projetos mais importantes desenvolvidos no país nos últimos cinco anos, além da construção do Complexo Residencial Altos de Los Lagos, que incluiu apartamentos, áreas de lazer, instituições públicas e áreas comerciais, venceu o desafio de humanizar e transformar a vida de mais de 25 mil pessoas e, com isso, reduziu os níveis de pobreza e desigualdade na região. Da mesma forma, gerou mais de 3.500 empregos diretos com mão de obra local.
A linha 2 do metrô do Panamá tem uma extensão de 21 quilômetros de trilhos elevados e 16 estações que beneficiam mais de meio milhão de pessoas. Em janeiro de 2019, mostrou toda a sua efetividade e capacidade de operar quando recebeu milhares de participantes durante a Jornada Mundial da Juventude.
Para Tito Serra, gerente de Contratos, responsável pela Renovação Urbana de Colón “nosso grande diferencial neste projeto foi a maneira como enfrentamos o grande desafio social de trabalhar com várias comunidades locais para mudar suas vidas e prepará-las para um futuro melhor. Por esse motivo, além da construção da infraestrutura, a prioridade e a motivação sempre foram a educação e o treinamento constantes de nossos trabalhadores e residentes. Durante mais de 40 meses conseguimos concretizar o que em alguns momentos parecia impossível: esse sonho de uma vida decente para 5.380 famílias de Colón. Serei eternamente grato pela experiência de vida que Colón me deu, pela Renovação Urbana e pela oportunidade de ter trabalhado com uma equipe profissional diferenciada e com pessoas conhecedoras, comprometidas com o último apartamento entregue”.
A revista americana ENR publicou nesta semana os resultados do concurso, que premia os trabalhos de design e construção referentes a esse setor. Este ano, em meio à declaração mundial de uma pandemia, a cerimônia de premiação ocorrerá em setembro, com transmissão online.
Várias obras da OEC em todo o mundo foram premiadas nos últimos anos com o prêmio "Melhor Projeto Global" e com méritos. É o quinto projeto realizado pela empresa no Panamá a receber um dos prêmios mais importantes do mundo da engenharia. Confira a lista:
• 2019 - Na categoria Portos / Aeroportos, com a Expansão do Aeroporto Internacional de Tocumen;
• 2018 - Prêmio de Mérito pela Linha 5 do Metrô de São Paulo;
• 2017 - Nas categorias Aeroportos e Esportes / Entretenimento, com o novo terminal do aeroporto RIOgaleão e o desenvolvimento do Parque Olímpico do Rio;
• 2016 - Prêmio de Mérito na categoria Industrial com o Complexo Petroquímico Etileno XXI, no México;
• 2015 - Os projetos da Linha 1 do metrô de Lima (Peru), na categoria Ferrovias, e o Projeto Cinta Costera 3 no Panamá na categoria “estradas e rodovias”;
• 2014 - Prêmio em duas categorias: a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Projeto de Saneamento da Baía do Panamá, na categoria Água / Águas Residuárias, e o Projeto Curundú, na categoria Residencial / Hotéis;
• 2013 - Categoria Aeroportos / Portos, com o projeto do Terminal Norte do Aeroporto Internacional de Miami; na categoria Estradas, com extensão do AirportLink Metrorail, em Miami; na categoria Meio Ambiente, com as obras da barragem de inundação da rodovia I-10, em Nova Orleans.
• 2012 - Com o MIAMOVER vence o ENR da região Sudoeste dos EUA, na categoria Ferrovias.
Por 8 anos consecutivos, quinze obras executadas pela OEC em países como Estados Unidos, Peru, Brasil, México, República Dominicana e Panamá foram premiados.