O Lean Institute e o SINICON realizaram nesta quinta-feira (19) um webinar 100% feminino, que contou com a presença da Gerente de Contrato da obra da UTE Santa Cruz, Maria Alencar. O objetivo do evento foi debater como a filosofia Lean, modelo de gestão inspirado em práticas e resultados do Sistema Toyota, pode aprimorar a administração de grandes obras.
Santa Cruz é uma das obras da OEC onde a metodologia foi implementada, sendo possível mensurar alguns resultados que comprovam a importância de sua aplicação. De acordo com dados apresentados, mesmo num período atípico como o vivido durante a pandemia, em novembro de 2020 foi observada uma melhoria de 33% na produtividade da atividade de acoplamento e de 148% na soldagem de tubulações.
De acordo com o site do Lean Institute, sobre a filosofia, “trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis”.
A filosofia Lean, assim como a nossa cultura empresarial, tem como foco a satisfação e criação de valor para clientes, princípio do qual derivam outras ações para questões relacionadas, por exemplo, à inovação, organização de processos etc.
Além de Maria Alencar, palestraram no evento Deísa Conegundes, Gerente de Excelência Operacional da Andrade Gutierrez, e Berenice Ceravolo, Gerente de Planejamento e Inovação da Passarelli. A moderação ficou a cargo de Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil. Para saber mais sobre o assunto, visite a página do Lean Institute clicando aqui.
O Lean Institute e o SINICON realizaram nesta quinta-feira (19) um webinar 100% feminino, que contou com a presença da Gerente de Contrato da obra da UTE Santa Cruz, Maria Alencar.