05/10/2018

Conheça 9 animais engenheiros

Curiosidades
Conheça 9 animais engenheiros

A natureza é mesmo surpreendente! Alguns animais são tão criativos e habilidosos que servem até de inspiração para engenheiros na hora de construir e projetar. Conheça aqui 9 animais que dão um show de conhecimento na área:
 

1. João-de-barro
 

João de Barro

A casa do João-de-Barro é um dos exemplos mais famosos que existem. Ela é oval e feita de barro com uma pequena abertura na frente, para evitar o risco de ataque de grandes predadores! Nosso engenheiro do mundo animal escolhe cuidadosamente o tipo de barro que vai utilizar, a árvore onde seu ninho será instalado e a direção da entrada para evitar muito sol, vento ou chuva.
 

2. Castor
 

Castor

Os castores são considerados engenheiros do meio ambiente. Seus abrigos costumam ser em áreas elevadas dentro de rios, criadas por lama, pedras e árvores, com entradas subterrâneas que dificultam o acesso de predadores, mas mantêm um ambiente seco no interior para dormir e abrigar os filhotes. Além dessa sofisticada casa, os castores também constroem diques e represas para diminuir a força da correnteza e evitar que suas casas sejam carregadas ou inundadas. Engenharia de primeira!
 

3. Mariposa Cyana sp.
 

Mariposa

Durante o estado de pupa da Mariposa Cyana sp., ela cria uma gaiola sofisticada com os pelos que produz em sua fase de desenvolvimento para se proteger. Na sua fase de lagarta ela produz longos fios de pelos, que depois utiliza para criar uma trama que vai dar suporte e segurança para o seu casulo. A estrutura é forte o suficiente para equilibrar o casulo no centro, suspenso por fios de seda produzidos pela lagarta, pelo tempo necessário para ela se transformar em mariposa sem correr risco de ser pega por predadores.
 

4. Abelhas
 

Abelhas

As abelhas são engenheiras excelentes, principalmente no quesito economia. As colmeias são projetadas para utilizar a menor quantia de material e de espaço possível com seu formato hexagonal. Isso ainda faz com que a estrutura seja leve e estável, servindo até mesmo de inspiração para a construção de aviões e esquis, por exemplo.
 

5. Formigas
 

Formigas

Os formigueiros são algumas das construções mais conhecidas por sua engenharia sofisticada e pelo forte trabalho em equipe. Os ninhos subterrâneos das formigas contam com túneis e galerias organizados, com cômodos específicos para cada função, como os espaços onde o alimento é guardado e processado por fungos ou as salas onde o lixo é depositado. Essas complexas estruturas podem chegar a ter quilômetros de extensão. Para se ter uma ideia, em 2002 uma equipe de cientistas descobriu um formigueiro de 6 mil quilômetros, que vai da Espanha até a Itália, passando por Portugal e pela França!
 

6. Pássaro-cetim
 

Pássaro-cetim

O Pássaro-cetim é uma espécie comum na Austrália que utiliza da engenharia para criar uma espécie de cenário para o momento do acasalamento. A ave macho constrói um espaço que servirá como palco e uma estrutura paralela de gravetos e ramos da vegetação onde ele realizará suas danças de exibição. Além da estrutura elaborada, o ambiente é decorado com todos os objetos que o pássaro consegue encontrar na cor azul, incluindo tampinhas, canudos e pedaços de plástico!
 

7. Pássaro tecelão
 

Pássaro tecelão

O Pássaro tecelão é uma das espécies que criam ninhos muito bem calculados para a proteção dos seus filhotes. Os ninhos, com formato de bolsas de mais ou menos 50 centímetros de comprimento, são tecidos com a precisão de uma máquina. O material utilizado são fibras vegetais e às vezes crinas de cavalos. A bolsa costuma ficar pendurada na ponta mais fina e alta do ramo das árvores, evitando que os predadores alcancem o ninho e coloquem suas vidas em risco. 
 

8. Cupins
 

Cupins

Os cupins são uma outra espécie que costuma ter ninhos bastante sofisticados. Feitas de uma mistura de argila, fezes (cheias de fibra de madeira) e saliva, as casas dos cupins são normalmente muito resistentes, com galerias interiores e um sistema de ventilação ideal para que a temperatura esteja sempre estável, mesmo quando exposta ao sol o dia inteiro.  O ar frio entra pelas aberturas próximas ao chão e o ar mais quente sai pelas entradas superiores, mais altas, que chegam a ter 10 metros em alguns casos.
 

9. Aranhas
 

Aranha

Cada espécie de aranha produz de 3 a 7 tipos diferentes de teias, que têm diferentes funções. As teias de captura são as mais comuns, mas também existem as teias de refúgio (que servem de moradia para a aranha), de cópula (onde o macho deposita seu esperma) e de muda (onde as aranhas trocam seu esqueleto). Para se ter uma ideia, a espécie Caerostris darwini, encontrada em Madagascar, é uma das menores do mundo e consegue tecer teias de 25 metros de largura que são mais resistentes que o aço! A combinação de força e resistência é altamente desejada por engenheiros, e esse tipo de teia tem sido estudado como matéria-prima para fios de suturas biodegradáveis, redes de pesca e até coletes à prova de balas.