No dia 16 de março, o Consórcio Santa Cruz (CSC)  executou junto aos colaboradores um exercício de simulação de evacuação em caso de vazamento do Gás Natural no Pipe Rack.

A área de Segurança do Trabalho, juntamente com as demais disciplinas do processo produtivo, a Brigada de Emergência, a CIPA e o Cliente FURNAS realizaram o exercício abrangendo todas as equipes do CSC e FURNAS.

O treinamento de abandono da área foi realizado para atendimento ao cronograma do PAE – Plano de Atendimento de Emergência, inserido no Sistema de Gestão ISO 45001-2018 do Consórcio Santa Cruz, e teve como objetivo demonstrar a todos os integrantes a forma correta e segura de evacuação em situação emergência, fortalecendo o compromisso do Consórcio com a saúde e segurança dos integrantes. 

Dando sequência ao período de treinamentos, a obra também abordou o tema “Confiabilidade Humana e Percepção de Riscos”, no dia 18 de março. Nesta data, o supervisor de segurança do trabalho, João Ricardo de Oliveira, integrante dos projetos industriais Tenenge/Braskem, ministrou o treinamento para um público de 130 integrantes, líderes dos processos produtivos e administrativos do Consórcio Santa Cruz. 

“A confiabilidade humana é uma ciência aplicada em vários segmentos da indústria, que analisa o erro humano e seu impacto sobre indicadores de produtividade, segurança e qualidade, além de estabelecer estratégias para prevenir, mitigar ou eliminar erros”, afirmou João Ricardo. 

A iniciativa teve como foco demonstrar a importância da padronização de procedimentos e métodos de trabalho que devem ser utilizados como uma ação preventiva diante da subjetividade e variabilidade das tarefas. Além disso, o treinamento buscou reverberar como o conhecimento e a percepção dos riscos proporcionam aos colaboradores a possibilidade de redução dos erros e das falhas e oferecem elementos suficientes para a melhoria da confiança nos seus atos durante a execução das atividades.
 
Já no dia 24 de março o CSC realizou um treinamento voltado para o manuseio seguro da ferramenta de impacto rotativo – MontiPower-Bristle Blaster.

O treinamento foi ministrado pela empresa MontiPower, que abordou o conteúdo teórico e prático do manuseio seguro e produtivo do equipamento para os lixadores e pintores. 

O CSC adquiriu o equipamento como uma solução inovadora para jateamento sem granalha, com cerdas que substituem o jateamento abrasivo, contribuindo com a redução dos riscos de acidentes do trabalho e impactos ambientais, além de proporcionar maior produtividade e qualidade no processo de tratamento e pintura de superfícies.

Sobre o Bristle Blaster

O equipamento Bristle Blaster® é atrativo pela simplicidade e vantagem econômica. O sistema da cinta é acionado por uma ferramenta mecânica leve que pode utilizar uma fonte de energia elétrica padrão ou ar comprimido. As precauções de segurança tomadas pelo operador são as mesmas que se aplicam às ferramentas elétricas e pneumáticas portáteis comuns como a utilização de luvas de trabalho, vestuário de trabalho adequado e proteção facial / ocular adequada. A ferramenta possui excelente mobilidade e elimina a necessidade de equipamentos complexos, trajes especiais de trabalho, aparelhos de respiração e sistemas de recuperação de resíduos que são normalmente necessários para processos comuns de jateamento abrasivo. Além disso, o processo Bristle Blaster® é ecologicamente correto e não utiliza ou gera resíduos nocivos, proporcionando uma abordagem "verde" na remoção da corrosão e preparo de superfície nos componentes de aço. 

Data
2022-04-04
Resumo

Consórcio Santa Cruz (CSC) realizou, junto aos colaboradores, um exercício de simulação de evacuação em caso de vazamento do Gás Natural no Pipe Rack; uma palestra sobre “Confiabilidade Humana e Percepção de Riscos”; e um treinamento voltado para o manuseio seguro da ferramenta de impacto rotativo – MontiPower-Bristle Blaster.

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2022-04/santa-cruz_0.png
Header
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2022-04/santa-cruz.png
Editoria
Site
OEC