A Fundação Norberto Odebrecht (FNO) e a OEC lançaram, na semana passada, a segunda edição do programa de voluntariado VOCÊ, que conecta integrantes da empresa de engenharia e construção com estudantes das Casas Familiares Rurais parceiras da FNO no Baixo Sul da Bahia. O objetivo da iniciativa é proporcionar mentorias de vida e carreira, com trocas de experiências e aprendizados entre participantes que vivem em realidades distintas.
O kickoff do lançamento, realizado de forma remota, reuniu mais de 60 pessoas, entre elas integrantes da Novonor, FNO, Casas Familiares Rurais e jovens beneficiários do PDCIS, programa social da Fundação, que serão mentorados no programa pelos participantes da OEC, também presentes no evento. Nesta edição, a diversidade de cargos, obras, região de atuação e gênero foi um dos grandes destaques.
A iniciativa visa conectar integrantes da empresa de engenharia e construção e estudantes de escolas rurais parceiras da FNO no Baixo Sul da Bahia
No início do encontro, Cristiane Nascimento, responsável pelas áreas de Sustentabilidade e Parcerias da FNO, expressou a satisfação em realizar este novo ciclo do programa, iniciativa que considera um importante movimento em prol do desenvolvimento pessoal de mentores e mentorados e, sobretudo, da preparação para a inclusão produtiva dos jovens no mundo do trabalho. “Estamos muito felizes em promover essa grande interação do bem, que une intenções genuinamente nobres”, afirmou.
Adelcio Sousa, coordenador de Parcerias na FNO, reforçou o impacto do programa VOCÊ, destacando que ele oferece autoconhecimento e protagonismo aos participantes. “Esta edição registrou um recorde de adesões, o que demonstra o grande interesse e entusiasmo dos integrantes em vivenciar essa experiência”, acrescentou.
“A primeira edição foi extremamente enriquecedora; absorvemos muito conhecimento e construímos novas amizades. Temos altas expectativas para a segunda edição. Esperamos fortalecer ainda mais a cultura do voluntariado em nossa empresa, trazendo aprendizados valiosos que pretendemos aplicar em nossas iniciativas locais”, afirmou Paquisa Rocha Brandão, líder de Responsabilidade Social na OEC.
Os resultados do programa VOCÊ também fortalecem as ações das escolas rurais do Baixo Sul da Bahia, segundo Thales Lima, diretor da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). “Estamos interligados pela cultura comum que herdamos de Norberto Odebrecht, presente em cada um de nós e materializada em nossas práticas. Agradecemos os mentores e mentoras, que desempenharão um papel crucial em ajudar nossos jovens a fortalecer suas visões de futuro”, relata.
Momento de troca
No lançamento do programa, as duplas de mentores e mentorados participaram de uma dinâmica em que puderam se apresentar pela primeira vez, compartilhando desde as suas estruturas familiares, sonhos para o futuro, experiências de vida até gostos pessoais.
“Assim como eu, ele também gosta de anime. Isso é muito legal”, contou o jovem Jeferson de Jesus, referindo-se ao seu mentor Cristiano Oliveira da Silva. “Além disso, é um cara sonhador, que tem como sonho de vida transmitir conhecimentos. Sinto que nós, como dupla, fomos obra do destino”, completou o estudante de 17 anos da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I).
Já para Cristiano, no bate-papo com o jovem, ficou nítida a sua clareza do que almeja para o futuro. “Quero mencionar a grande sorte que tive por ser mentor de Jeferson, um garoto esperto e responsável, que possui o sonho de ser um engenheiro agrônomo de sucesso. Me sinto muito feliz de poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento dele”, conta o integrante da OEC.
“Nosso papel é nutrir esses sonhos, especialmente em contextos em que o sonhar pode ser desafiador. Buscamos estimular os valores e cultura que nos unem, respeitando as diferenças e agregando valor na vida um do outro”, afirmou Cristiane Nascimento em fala que encerrou o evento.
O VOCÊ vai acontecer ao longo de quatro meses, com encontros online entre mentores e mentorados, com finalização em novembro de 2024 que contará com um evento de culminância no Baixo Sul da Bahia com a presença de todos os participantes.
O objetivo da iniciativa é proporcionar mentorias de vida e carreira, com trocas de experiências e aprendizados entre participantes que vivem em realidades distintas.