ICN realiza megaoperação para transportar seções do submarino Tonelero A ICN, formada pela OEC e pela francesa Naval Group, promoveu uma verdadeira operação de guerra para realizar o transporte de três seções do submarino Tonelero, o terceiro da série de quatro submarinos da classe Riachuelo que estão sendo construídos através do Prosub para a Marinha do Brasil, em Itaguaí (RJ). As seções S2B/S3/S4, já unidas, compõem a parte frontal do submarino Tonelero, sendo responsáveis por abrigar as acomodações dos tripulantes, sala de controle da embarcação e os tubos de torpedo.

Construídas com 100% de mão de obra brasileira pela ICN, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí, as seções representam um grande marco para a indústria naval e o setor de defesa do país, por materializarem o avanço da engenharia e a capacitação de novas competências para milhares de trabalhadores brasileiros que receberam com sucesso a transferência de tecnologia francesa, permitindo não somente fabricar submarinos, mas também a possibilidade de desenvolver complexos projetos navais inteiramente nacionais.

Foram aproximadamente nove horas de percurso, em um trajeto de 4,5 quilômetros, da fábrica para o estaleiro, envolvendo a atuação de diversas equipes operacionais, desde técnicos da ICN até o apoio da Polícia Rodoviária Federal, batedores da Marinha, Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Itaguaí, além de outros parceiros. Todo esse tempo se deve a complexidade de transportar quase de 620 toneladas de aço, peso equivalente a 10 tanques de guerra ou 620 carros populares.
Para conclusão da transferência do terceiro submarino do Prosub, restará transferir a última seção, responsável por abrigar os lemes, o hélice e o motor elétrico de propulsão (MEP), no dia 29 de outubro. A integração total do S42 Tonelero será realizada em 11 dezembro deste ano, na mesma cerimônia de lançamento do segundo submarino do programa, o S41 Humaitá, em evento presidencial no próprio estaleiro, e será transmitido on-line nas redes sociais da ICN e da Marinha. 

Itaguaí Construções Navais - ICN

Criada para fabricar cinco submarinos para o Prosub, sendo quatro convencionais e um com propulsão nuclear, a Itaguaí Construção Navais (ICN) tornou-se referência em projetos de alta complexidade na indústria naval, transformando-se em uma empresa multiprodutos, capaz de construir múltiplas embarcações sob demanda da Marinha do Brasil, como corvetas, navios classe Tamandaré, navios árticos, submarinos, manutenção e/ou upgrade de submarinos e demais sistemas navais de superfície.

Estágio construtivo dos submarinos convencionais

S40 Riachuelo: 
• Atualmente em fase de testes integrados na Baía de Itacuruçá para início das provas de mar.

S41 Humaitá:
• 90% de estágio construtivo 
• Cerimônia de lançamento em dezembro/2020.

S42 Tonelero:
• Será totalmente integrado em dezembro/2020.
• Data de entrega: 2022

S43 Angostura
• 48% de estágio construtivo 
• Data de entrega: 2023

Data
2020-10-23
Resumo

As seções unidas pesam mais de 600 toneladas e são maiores que a estátua do Cristo Redentor

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2020-10/imagem1_0.png
Header
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2020-10/imagem1.png
Editoria
Site
OEC