O Consórcio Gás Sul (CGS), em parceria com o Lean Institute Brasil (LIB), iniciou neste mês de dezembro o projeto Lean no CGS.
O Consórcio, formado pelas empresas Tenenge e OEC está construindo o Terminal Gás Sul (TGS), na Baía da Babitonga, na região norte do estado de Santa Catarina, compreendendo as cidades de São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva, cujo objetivo é aumentar o abastecimento de gás natural do estado na ordem de 15 milhões de metros cúbicos/dia, melhorando o atendimento da demanda da região.
O projeto Lean no CGS tem o objetivo de desenvolver o time da obra para praticar a gestão com o propósito de garantir os prazos e resultados do empreendimento, considerando como premissas básicas a segurança, o cuidado com meio ambiente e com a comunidade local. A obra do TGS apresenta grandes desafios em relação às condições naturais da região e um prazo bastante curto, fazendo com que o fluxo contínuo dos processos seja primordial para otimização e cumprimento das datas.
Nesta fase inicial, a adoção da filosofia Lean busca melhorar a integração completa do sistema de gestão da obra com planejamento e programação das frentes de trabalho e na gestão de stakeholders.
O Consórcio Gás Sul (CGS), em parceria com o Lean Institute Brasil (LIB), iniciou neste mês de dezembro o projeto Lean no CGS, com foco em desenvolver o time da obra para praticar a gestão e garantir os prazos e resultados do empreendimento, considerando como premissas básicas a segurança, o cuidado com meio ambiente e com a comunidade local.