O presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, visitou nesta quarta-feira (15) o trecho em que vem sendo executada a obra de construção do novo sistema de abastecimento de Montes Claros (MG), tocada pela OECI. Os trabalhos acabam de ultrapassar a marca de 50% de execução, correspondendo a 46,5 KM da implantação da adutora. A intervenção vai ampliar a capacidade de abastecimento da cidade em complemento à estrutura atual.
O sistema em implantação prevê a captação de água do Rio São Francisco através de bombas flutuantes e posterior tratamento numa Estação de Tratamento de Água (ETA) com vazão de 500 litros por segundo, na cidade de Ibiaí. Em seguida, a água tratada é bombeada por quatro Estações Elevatórias (EAT’s) equipadas com cinco conjuntos de motobombas, cada, sendo conduzida através de tubulação em aço carbono por 92,4 KM, passando pelos municípios de Coração de Jesus e São João da Lagoa. A água será entregue no Sistema Pacuí, que já está em funcionamento, e seguirá para distribuição na cidade de Montes Claros.
Além da ETA e das EATs, a obra ainda contempla sete tanques de amortecimento unidirecional, cinco reservatórios hidropneumáticos, duas caixas de transição, quatro subestações de 2 MVA e duas pontes rodoviárias em estrutura mista de aço e concreto. O contrato prevê ainda comissionamento, pré-operação e operação assistida do novo sistema. O projeto atualmente conta com um efetivo de 489 pessoas e uma frota de 66 equipamentos pesados para a realização dos trabalhos.
Os trabalhos da obra de construção do novo sistema de abastecimento de Montes Claros acabam de ultrapassar a marca de 50% de execução, correspondendo a 46,5 KM da implantação da adutora. A intervenção vai ampliar a capacidade de abastecimento da cidade em complemento à estrutura atual.