As obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, seguem avançando com 11% de sua estrutura concluída, segundo relatório divulgado pelo governo do estado. Durante o último mês, as equipes do projeto se concentraram na montagem de armação das estacas, emenda de camisas metálicas, além da cravação, escavação e concretagem de estacas na margem da Baía de Guaratuba.
São mais de 300 funcionários trabalhando nesta etapa da construção, de um total previsto de aproximadamente 700 colaboradores no pico dos trabalhos. No total, 64 estacas que pesam juntas cerca de 470 toneladas serão fixadas ao longo do percurso, a maior parte dentro da água. Em junho foram instaladas sete estacas, com um total de três apoios concluídos na infraestrutura.
“Os desafios para a execução da Ponte de Guaratuba são enormes por se tratar da obra de maior relevância do Governo do Paraná atualmente, pois é esperada pela população há pelo menos 40 anos”, disse Luciano Pizzatto, Diretor de Contrato da OEC responsável pela obra.
O diretor também explicou alguns dos principais desafios enfrentados pelo consórcio até o momento. “A emissão da Licença de Instalação, que contempla o programa de atendimento às comunidades tradicionais afetadas pela ponte; a elaboração do Projeto Executivo com menor impacto ambiental e integrado à região da baía de Guaratuba; e a busca pela contratação local, que hoje são 75% do efetivo mobilizado. Além disso, temos o prazo de 24 meses para a entrega da obra”, avalia.
Estão em andamento campanhas de monitoramento da fauna e da flora da região. O objetivo é identificar as espécies de aves e plantas que habitam o entorno da obra para propor medidas que reduzam os impactos negativos nessas populações em virtude de possíveis alterações ambientais.
Quando finalizada, a estrutura terá duas pistas em cada sentido, além de duas faixas de segurança. O projeto também conta com barreiras rígidas de concreto para prevenção de acidentes, calçadas com ciclovia e guarda-corpos nas extremidades.
As obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, seguem avançando com 11% de sua estrutura concluída, segundo relatório divulgado pelo governo do estado.