FBD OEC
Sistema de Conformidade implantado pela Odebrecht Engenharia e Construção e eleva padrão de combate à corrupção
na América Latina.


Com um histórico de construção de mais de 2.500 obras de grande porte, entre usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, gasodutos e linhas de metrô, a Odebrecht Engenharia & Construção (OEC) está estruturada para recuperar a confiança da sociedade no quesito da ética e do combate à corrupção. O Sistema de Conformidade implantado pela empresa nos últimos dois anos foi apresentado em Salvador pelo responsável regional por Conformidade nas Américas (exceto Brasil, Argentina e Bolívia), Marcos Neves, durante reunião da Comissão de Compliance da Faculdade Baiana de Direito (FBD).

Segundo o executivo, a presença da OEC em 22 países era um grande desafio, pois a empresa precisava ter uma atuação global única, mesmo nos territórios onde a “cultura ética” ainda não foi incorporada em todos os ambientes. Destacou ainda, que a “cultura ética” vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil após a Operação Lava Jato. Outro desafio reside justamente na América Latina, onde o movimento Transparência Internacional registra que o índice de percepção de corrupção é acentuado em quase todos os países da região.

Linha do tempo 

O início da trajetória de evolução apresentada pelo baiano Marcos Neves data de 2016, quando o Grupo Odebrecht assumiu o compromisso com o Brasil de colaboração definitiva. De lá para cá, disse o executivo, foi implantado um robusto Sistema de Conformidade com foco na prevenção, detecção e remediação para garantir uma Atuação Ética, Íntegra e Transparente.

“Nosso Sistema tem por base as legislações e padrões internacionais mais avançados no combate à corrupção. Seis dos 10 elementos do nosso Sistema são direcionados à prevenção e nossas políticas e diretrizes permitem um processo de monitoramento e melhoria contínua”, garantiu Neves.

O arcabouço interno implantado pela OEC deixa clara sua postura de não mais tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas, inclusive extorsão e suborno. Para isso, o fator humano tem merecido total atenção da empresa, que vem treinando sistematicamente seus integrantes nas melhores práticas internacionais.

Resultados

Ainda segundo Neves, um bom exemplo da abrangência do Sistema da OEC está na diligência de terceiros e de toda cadeia de valor. “Nossa base inicial de fornecedores era formada por 530 mil empresas e indivíduos. Após avaliações da relação comercial e de requisitos reputacionais, como exemplos, a base foi reduzida para 18 mil fornecedores ativos. Através da Diretriz de Due Dilligence, implementada em janeiro de 2017, criamos um banco de dados único e já realizamos mais de 15 mil diligências, garantindo que 100% dos novos fornecedores passam por análise de reputação antes de realizar qualquer pagamento”, revela Neves.

Para o executivo, outro importante indicador vem do canal Linha de Ética, terceirizado para uma empresa especializada a partir de maio de 2017. Através dele, o programa recebeu 341 informes, sendo que 27% dos casos foram comprovados. “O Brasil respondeu por 56% dos casos reportados até o momento na Linha de Ética, e já foram demitidos 28 integrantes como consequência das investigações em diversos países”, revelou.

O Sistema da OEC regula e monitora processos como: Due Diligence, Hospitalidade, Doações e Investimentos Sociais, Patrocínio, Contribuição Política, Relacionamento com Agentes Públicos, Conflitos de Interesses e Treinamentos.

“A aplicação sistemática e rigorosa do Programa de Conformidade permite que o Grupo recupere a confiança da sociedade e siga sendo reconhecido por sua experiência em engenharia e construção. Tenho convicção que vamos recuperar nossa credibilidade”, sentenciou Neves.

O encontro realizado na FBD contou com as presenças do responsável por Comunicação da Odebrecht S.A. para o Nordeste, Marcelo Gentil, e o responsável por Pessoas, Finanças e Conformidade da Fundação Odebrecht, José Ernesto Gonzalez, além do presidente da Comissão de Compliance, José Guimarães.

Clique aqui para saber mais sobre o Sistema de Conformidade da OEC.

 

Data
2019-01-09
Resumo

O Sistema de Conformidade implantado pela empresa nos últimos dois anos foi apresentado em Salvador pelo responsável regional por Conformidade nas Américas (exceto Brasil, Argentina e Bolívia), Marcos Neves, durante reunião da Comissão de Compliance da Faculdade Baiana de Direito (FBD).

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2019-01/fbd_sala_thumb_0.jpg
Header
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2019-01/fbd_sala_thumb.jpg
Editoria
Site
OEC