A construtora OEC comemora os resultados de seu programa de redes sociais e outros canais proprietários de comunicação, como o portal e blog Mundo OEC, que consolidam o modelo de forte abertura e diálogo com a sociedade e outras partes relacionadas. 

Ainda em outubro de 2018, uma sondagem realizada pelo Reputation Institute, que monitora globalmente reputação corporativa, aferiu 71,7 pontos na avaliação do público interno, indicando reputação de Nível Forte. “Uma constatação que as ações de renovação e a postura próxima e transparente da liderança foram muito bem recebidas internamente”, afirma Rodrigo Vilar, diretor de Comunicação & MKT. No final do ano passado, uma outra pesquisa, dessa vez multistakeholder, realizada pelo Instituto Humanizadas com 1.070 participantes, com metodologia Conscious Business Assessment (CBAª), registrou a aceleração do processo de reconquista da confiança também das partes interessadas externas e sociedade, registrando um total de +52, numa escala de -100 a 100 pontos. 

Na comunicação, um dos pilares do relacionamento com o público da empresa é o trabalho de comunicação digital, com visão de longo prazo, abordagem próxima, transparente e focada em conteúdo impactante e humano, tendo como centro o universo da engenharia. “No final de 2018, lançamos plataformas próprias e criamos perfis nas principais redes sociais, adotando uma postura mais informal e menos institucional. Ao invés de nos escondermos, decidimos abrir o diálogo e marcar presença onde as pessoas estavam nos criticando”, comenta Vilar. “O objetivo era claro: nos valer de mais de sete décadas de expertise com grandes obras para nos aproximar de jovens profissionais e mostrar que a empresa mantinha uma base técnica sólida e iria rapidamente avançar onde era necessário, estando pronta para participar com protagonismo da retomada do setor de infraestrutura nas Américas e África”. E justamente os conteúdos sobre novas obras (a empresa ampliou em 2021 quase US$ 800 milhões na sua carteira de contratos) e as entregas recentes de projetos nos Estados Unidos, Brasil, Panamá e República Dominicana são temas campeões de engajamento nas redes.

Ciro Dias Reis, presidente da agência de comunicação Imagem Corporativa, escolhida em 2020 para conduzir este trabalho, indica que foi uma decisão acertada da OEC não se esconder e encarar de frente o desafio reputacional”, destaca. “Hoje, não há como não reconhecer os méritos da decisão.”

Em menos de quatro anos, o sentimento predominante nas redes teve uma virada completa. alcançando 99% de interações positivas no LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram, Spotify e Youtube. Mais expressivo do que o percentual, apenas os números absolutos. Nos últimos 12 meses, os perfis da companhia nestas redes atingiram mais de 45 milhões de impressões, 821 mil seguidores e 680 mil interações. Os números do portal e do blog Mundo OEC também são expressivos, especialmente considerando que se trata de uma empresa B2B do setor de infraestrutura: foram mais de 220 mil visitas de maio de 2021 até agora.
  
Mesmo com os resultados alcançados, Vilar promete que a empresa não deve reduzir seus esforços ou limitar sua presença ao que já alcançou e planeja expandir sua pegada digital. “A liderança comprou a meta de formar a maior comunidade digital de engenharia do planeta”, explica. “A próxima etapa deste trabalho é lançar o podcast ‘Conexão OEC’ no Youtube e Spotify. Estamos produzindo conteúdo com foco em Inovação, com a participação informal e descontraída de profissionais de diversas formações que fizeram história no setor construção”, antecipa. O executivo afirma que o conteúdo pretende atrair entusiastas da engenharia e promete apresentar alguns dos cases mais icônicos da companhia, anteriormente guardados a sete chaves, como vantagem estratégica de mercado.

Olhando o histórico e o horizonte futuro, Reis pondera que a transparência e coragem são os grandes diferenciais deste trabalho e as chaves para alcançar a pretensão da OEC. “Não há tema proibido dentro da esfera de atuação da empresa. A troca com os diversos públicos é autêntica, pautada por uma qualidade técnica ímpar e respeito. Esta abertura para falar claramente dos avanços de governança ou de temas que ainda são tabus no setor de construção pesada e abraçados pela OEC, como Diversidade & Inclusão, são diferenciais que permitem almejar sim a criação da maior comunidade de engenharia do planeta”, analisa. “Certamente, em breve, vamos apresentar mais este case.” Para Vilar a jornada de diálogo com a sociedade é um processo que só se ampliará no tempo e na forma. “É um working in progress, o fim é o caminho, pois essa é uma exigência da sociedade, dos clientes e integrantes”.
 

Data
2022-06-07
Resumo

A construtora OEC comemora os resultados de seu programa de redes sociais e outros canais proprietários de comunicação, como o portal e blog Mundo OEC, que consolidam o modelo de forte abertura e diálogo com a sociedade e outras partes relacionadas. 

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2022-06/800k-1.png
Editoria
Site
OEC