Iniciado em novembro de 2022, o complexo trabalho de transporte de 34 bullets de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) entre a China e o Terminal Oceânico de Barra do Dande (TOBD), em Angola, foi concluído com sucesso no último dia 8 de dezembro.
Os bullets são reservatórios de GLP de 72 metros de comprimento (equivalente a um prédio de 25 andares), com oito metros de diâmetro, que pesam 420 toneladas. Cada um possui capacidade de armazenamento de 3.000 m³, o que, ao final da obra, possibilitará ao país uma capacidade de armazenamento de 102.000 m³ de GLP.
A decisão de produzir os equipamentos na China permitiu reduzir em seis meses o prazo de entrega do projeto. Fabricar, transportar e instalar essas estruturas exigiu planejamento e logística. Foram realizados estudos do transporte, considerando condições climáticas, picos de ondas durante a rota, planos alternativos e, acima de tudo, estabilidade dos vasos de pressão. Neste processo foram envolvidas empresas de Angola, Brasil, Inglaterra e China.
“Destaco aqui a excelência de nossos engenheiros e engenheiras, que se dedicaram por meses a fio para que este complexo trabalho fosse finalizado com grande êxito, obtendo o reconhecimento do nosso Cliente, a Sonangol, ao qual agradeço por toda confiança depositada em nós e nesta solução de engenharia, bem como por ter contribuído intensamente com as suas equipes para viabilizar o programa proposto. O mesmo agradecimento se estende à equipe de fiscalização da Dar Handasar que participou integralmente das atividades, à equipe da Sonils, que deu todo o suporte técnico para a carga e descarga dos bullets no porto de Luanda, além do efetivo apoio técnico de alta qualidade oferecido pela equipe Tenenge”, afirmou Marcus Azeredo, Diretor Superintendete da OEC na África.
Iniciado em novembro de 2022, o complexo trabalho de transporte de 34 bullets de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) entre a China e o Terminal Oceânico de Barra do Dande (TOBD), em Angola, foi concluído com sucesso.