Governador Romeu Zema em evento da OECO governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta terça-feira (19) do evento em que foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água de Montes Claros, a ser executada pela OEC. O empreendimento ampliará o já existente na cidade, que teve sua operação iniciada em 1974 e passou por atualizações nos últimos anos. O projeto será financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e terá um prazo de 16 meses para ser concluído. Serão gerados cerca de 240 postos de trabalho na região, com contratação de mão de obra prioritariamente local.


O novo sistema prevê a captação de água do Rio São Francisco no município de Ibiaí, através de bombas flutuantes, com a adução cruzando o município de Coração de Jesus. Serão construídos 92,5 KM de adutoras com diâmetros que variam entre 700 e 600 mm, quatro estações elevatórias com reservatório de mil metros cúbicos e uma subestação de 2 MVA, além de 13 tanques alimentadores unidirecionais (TAUs), duas caixas de transição, uma estação de tratamento de água, desarenador, casa de química e a interligação da adutora ao reservatório de distribuição da ETA Pacuí, que já está em funcionamento. Além disso, o contrato prevê comissionamento, pré-operação e operação assistida do sistema implantado.


novo sistema de abastecimento de água de Montes ClarosPara Clebio Batista, Gerente de Contrato da OEC, é motivo de grande satisfação para nós a oportunidade de executar uma obra de tamanha relevância para um cliente tão qualificado como a COPASA, que beneficiará de milhares de habitantes da região de Montes Claros. “Temos plena consciência de quão aguardado é este empreendimento e envidaremos os nossos melhores esforços para colocá-lo em funcionamento o quanto antes para que o maior número de pessoas possa usufruir de um sistema de abastecimento mais moderno e eficiente”, afirma. A OEC possui quatro obras concomitantemente em andamento em Minas Gerais: além do contrato com a COPASA, a empresa executa uma fábrica para a Eurofarma, o novo sistema adutor de Governador Valadares, para a Fundação Renova, e a construção de unidades de saúde numa PPP com a prefeitura de Belo Horizonte.


Histórico no setor
A OEC tem um amplo e significativo histórico de atuação no setor de saneamento. A empresa é responsável pela construção de mais de 250 plantas de tratamento, bombeamento e estações elevatórias, 157 quilômetros de emissários e mais de 5.700 quilômetros de tubulações, além de mais de mil quilômetros de canais. Em 2008 o grupo Novonor criou a antiga Odebrecht Ambiental, consolidando concessionárias de água e esgoto já pertencentes à empresa. Após um processo de forte investimento e expansão em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Goiás, Tocantins e Pará, tornou-se a maior empresa privada brasileira do setor de saneamento, sendo vendida em 2016 para um grupo canadense.
 

Data
2021-01-19
Resumo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta terça-feira (19) do evento em que foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água de Montes Claros.

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2021-01/evento_copasa2_0.jpg
Header
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2021-01/evento_copasa2.jpg
Editoria
Site
OEC