São Paulo, 08 de setembro - Venho aqui informar que o Conselho de Administração confirmou Alexandre Baltar como novo Responsável por Integridade e Gestão de Riscos na OEC. Com 25 anos atuando nas áreas de sustentabilidade e integridade, além da experiência acumulada em seis anos no Banco Mundial, Baltar vinha atuando diretamente na formulação e implementação do programa global de monitoramento de integridade da empresa.
Recentemente, para se dedicar a temas pessoais, Margarida Smith pediu o afastamento de suas funções. A ela, dirigimos o nosso respeito e o profundo agradecimento pela competência, profissionalismo e dedicação com os quais abraçou a causa da empresa que, hoje, por sua contribuição, de toda equipe de integridade e gestão de riscos e pela adesão de Líderes e Integrantes, conta com a política e o Programa de Integridade implementados, em pleno funcionamento, sendo ambos referenciados nas melhores práticas mundiais.
Por sua bagagem profissional e por ter atuado diretamente junto com Margarida no fortalecimento da governança da OEC, Baltar se destacou como substituto natural, estando à altura do desafio de dar sequência ao trabalho realizado até aqui. No início de agosto, os dois profissionais coordenaram um processo de transição estruturado, com a realização de encontros com clientes, multilaterais, órgãos de controle, bancos, parceiros e outros stakeholders para que fossem informados diretamente sobre a mudança.
Em consonância com o atual modelo de Governança, Alexandre Baltar reportará diretamente ao Conselho de Administração, através do seu Comitê de Integridade e Auditoria, coordenado pela conselheira independente Ana Novaes. A ele meus votos de sucesso e deixo aqui um pequeno perfil para que conheçam mais sobre sua carreira profissional e acadêmica.
Ruy Sampaio
Presidente do Conselho de Administração da OEC
PERFIL – Alexandre Baltar (48 anos)
Após carreira no Banco Mundial, atuando por seis anos no financiamento de projetos de infraestrutura e planejamento de recursos hídricos, saneamento e gestão de recursos naturais, Alexandre Baltar juntou-se à OEC em 2010 onde contribuiu para o fortalecimento e consolidação do sistema de gestão socioambiental da empresa. Com ampla experiência nas áreas de sustentabilidade e gestão de riscos, entre 2015 e 2016 desempenhou a função de Diretor de Sustentabilidade na Odebrecht Latinvest, no Peru, retornando à OEC no final do mesmo ano para atuar na estruturação do Programa de Integridade e Compliance. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Baltar é mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília e PhD em Engenharia Civil pela Colorado State University, nos Estados Unidos.
Com 25 anos atuando nas áreas de sustentabilidade e integridade, além da experiência acumulada em seis anos no Banco Mundial, Baltar vinha atuando diretamente na formulação e implementação do programa global de monitoramento de integridade da empresa.