No último dia 25 de fevereiro, o Terminal Gás Sul, em Santa Catarina, alcançou um novo marco com a atracação bem-sucedida da FSRU (Floating Storage Regasification Unit) Energos Winter. O navio possui capacidade para transportar até 160 mil metros cúbicos de GNL (Gás Natural Liquefeito) e consegue regaseificar até 15 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Seu comprimento total é de 277 metros e sua largura é de 43,3 metros.
Nas próximas etapas do projeto, a Tenenge realizará a interligação da FSRU por meio de mangueiras flexíveis para a injeção de gás no terminal marítimo, o qual já está conectado por 33 quilômetros de dutos de 20 polegadas a uma estação de custódia que será responsável pelo controle e medição do gás a ser entregue à TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A), operadora do gasoduto Bolívia-Brasil.
A proximidade da conclusão do empreendimento representa o fortalecimento da infraestrutura de transporte de gás natural na região. Localizado a 300 metros da costa da cidade de São Francisco do Sul, na Baía de Babitonga, o Terminal Gás Sul desempenhará um papel fundamental no fornecimento gás natural, representando um aumento significativo na disponibilidade energética do estado de Santa Catarina. A infraestrutura construída irá receber, armazenar, regaseificar e distribuir o gás natural que chegará pelo mar através de navios metaneiros e será transferido pelo sistema ship to ship para uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação, de onde partirá para o continente através de dutos.
O navio possui capacidade para transportar até 160 mil metros cúbicos de GNL (Gás Natural Liquefeito) e consegue regaseificar até 15 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Seu comprimento total é de 277 metros e sua largura é de 43,3 metros.