O Consórcio Gás Sul, formado pelas empresas Tenenge e OEC, concluiu mais uma etapa importante na construção do Terminal Gás Sul, na Baía de Babitonga, Santa Catarina. No último dia 25 de maio foi finalizado o transporte e instalação do duto submarino de 20 polegadas, utilizando a metodologia de Towing, também conhecido como Surface Tow. O método consiste no transporte e instalação de trechos de dutos submarinos (strings) que, após serem rebocados com auxílio de flutuadores, são assentados no fundo da vala com o processo de enchimento dos flutuadores com água.
No projeto do Terminal Gás Sul foram instalados dois strings. O primeiro deles possui 560 metros de comprimento e pesa 287 toneladas, enquanto o segundo tem 323 metros e pesa 164 toneladas. Esses strings foram lançados da terra para o mar por meio de roletes instalados na faixa do duto OSPAR, localizado na cidade de Itapoá. Em seguida, foram rebocados pela Baía até São Francisco do Sul, onde foram afundados e instalados na vala.
A operação do string I teve início no dia 27 de abril com o lançamento, reboque da coluna e o fechamento do Tie-in - coluna do HDD e o string I, com o afundamento sendo realizado quatro dias depois. Já a operação do string II teve início em 25 de maio com o lançamento, reboque da coluna e o fechamento do Tie-in – coluna do string I e o string II, com o afundamento ocorrendo no dia 26 de maio.
O transporte e instalação do duto submarino de 20 polegadas, utilizando a metodologia de Towing, também conhecido como Surface Tow.