Encerrando o programa de visitas à obra do Terminal Gás Sul, nos últimos dias 28 e 29 de junho, um grupo de 17 alunos de engenharia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) visitou as instalações do projeto, na Baía de Babitonga (SC), em execução pela Tenenge e OEC.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas e disciplinas aplicadas na obra através de um cronograma especialmente planejado para a ocasião. A visitação iniciou com a apresentação das informações de segurança e código de conduta. Em seguida, o grupo partiu para conhecer a parte onshore da obra. Após o almoço, o grupo teve a oportunidade de interagir com um simulador de sideboom e realizou visita ao canteiro industrial.

O segundo dia de visitas focou na parte offshore do projeto, onde os estudantes tiveram a oportunidade de ver de perto o Horizontal Directional Drilling (HDD), furo direcional que interligará os cerca de 31km do gasoduto onshore ao terminal marítimo.
Ao final do dia, os alunos receberam uma mensagem de encerramento do gerente de contrato da New Fortress, João Diniz, e do gerente de contrato do CGS, Marco Aurélio Barros. 

O programa de visitas do Consórcio Gás Sul tem como objetivo aproximar a obra da comunidade do seu entorno, incluindo jovens universitários, através da imersão no dia a dia do projeto e da experiência real de uma grande construção. Ao todo foram realizadas quatro visitas guiadas, reunindo cerca de 50 pessoas, que vivenciaram essa experiência numa das mais importantes obras recentes do estado de Santa Catarina.

O TGS 

O empreendimento vai fornecer 15 milhões de metros cúbicos de Gás Natural por dia, representando um aumento de mais de três vezes no total disponível atualmente no estado de Santa Catarina. O Terminal está localizado a 300 metros da costa da cidade de São Francisco do Sul e inclui infraestrutura para receber, armazenar, regaseificar e distribuir gás natural. 

O GNL (Gás Natural Liquefeito) será transportado pelo mar através de navios metaneiros até o TGS, onde será transferido pelo sistema ship to ship para uma FSRU (unidade flutuante de armazenamento e regaseificação) com capacidade de armazenar 160 mil metros cúbicos de GNL, que, por sua vez, será interligada por 33 km de dutos de 20 polegadas com o GASBOL (Gasoduto Bolívia-Brasil), que distribuirá o gás para diversos municípios da região Sul do Brasil.

Data
2022-07-01
Resumo

Um grupo de 17 alunos de engenharia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) visitou as instalações do projeto, na Baía de Babitonga (SC), em execução pela Tenenge e OEC.

Thumb
https://www.oec-eng.com/api/sites/default/files/2022-07/ultima-visita-tgs_0.png
Editoria
Site
Tenenge