Estradas mais sinuosas do mundo
Já imaginou conciliar belas paisagens e muita emoção pelo caminho? Escolhemos seis estradas que estão entre as mais sinuosas do mundo. Grandes e desafiadores projetos de engenharia que ligam cidades, conectam pessoas, e contribuem para o desenvolvimento de diversas regiões.
1-Passo do Stelvio
(fonte foto: site Quando Ir.pt)
Construída no ano de 1820, a Passo do Stelvio é a estrada de maior altitude da Itália, fica a 2.757 metros. Localizada no Tirol do Sul, na fronteira entre Trentino-Alto Ádige e a Lombardia, vista de longe lembra um rabisco de criança. Conta com 60 curvas, 48 delas fechadíssimas, além de belas paisagens dos alpes italianos.
2- Transfagarasan
(fonte foto: Site Viator.com)
Na Romênia, a Transfagarasan liga as regiões históricas da Transilvânia e da Valáquia a uma altitude de 2.042 metros com muitas curvas fechadas. Foi construída no início da década de 1970 para ser uma via militar estratégica e é a segunda maior estrada pavimentada no país. Seus 90 quilômetros de extensão atravessam o sul da Cordilheira dos Cárpatos, passando pelo castelo Poenari, antiga residência de Vlad, o Empalador, que inspirou o personagem Conde Drácula.
3- Col de Turini
(fonte foto: site Lugares Fantásticos)
Situada a quase 1.607 metros acima do nível do mar, a Col de Turini liga Lantosque, na comuna La Bollène-Vésubie, com Sospel, na comuna Moulinet, Sul da França. É a principal ligação rodoviária entre o vale do rio Vésubie e o vale de Bévéra. Suas curvas são impressionantes, não por acaso é famosa por fazer parte de uma fase de 20 quilômetros do tradicional Rally de Monte Carlo WRC, que combina 34 curvas e longos trechos onde os carros podem chegar a mais de 200 Km/h. A estrada também faz parte de circuitos de corridas de ciclismo. Emoção garantida!
4- Tianmen
(fonte foto: Blog Viajar é Vida/ Wikipedia)
Quem gosta de altura irá se encantar pela Tianmen, na província de Hunan, China. Localizada na montanha de mesmo nome, leva ao famoso ponto turístico “Porta do Céu”. A estrada foi inaugurada em 2006, após 8 anos de construção, começa a 200 metros de altitude e chega a 1.300 metros acima do nível do mar. Suas 99 curvas muito fechadas deixam qualquer viagem mais emocionante. A vista inclui ainda um dos maiores teleféricos entre montanhas do mundo.
5-Los Caracoles
(fonte foto: site The World Geography)
Vista de longe a Los Caracoles parece uma pista de brinquedo por sua série de subidas com uma inclinação extremamente íngreme. Seus 360 quilômetros de extensão cruzam a Cordilheira dos Andes, ligando a cidade de Mendoza, na Argentina, e a cidade de Santiago, no Chile. Suas curvas fechadas ficam cobertas de neve quase todo o ano, mesmo assim a estrada é mantida em funcionamento e recebe carros, caminhões e até ônibus turísticos de dois andares diariamente.
6-Grimsel Pass
(fonte: site The World Geography)
Atravessar parte dos Alpes Suíços pela Grimsel Pass é uma aventura encantadora para muitos turistas. A estrada fica a 2.164 metros de altitude, com um túnel de 850 metros de extensão. Liga os cantões de Valais e de Berna. Construída na década de 1890, a via é bem sinuosa, seus 38 quilômetros possuem curvas amplas e um vista deslumbrante, que inclui uma variedade de lagos glaciais.
Gostou? Compartilhe!