As barragens hidrelétricas mais altas do mundo
O universo das hidrelétricas já é emocionante por sua natureza. E algumas são ainda mais surpreendentes devido à altura de suas barragens. Separamos algumas das mais altas do mundo, Brasil e América do Sul.
Barragens são maravilhas da engenharia usadas para armazenar grandes quantidades de água, controlar enchentes e gerar eletricidade. Não é difícil imaginar o desafio que é para erguer essas poderosas estruturas que são construídas em solo ou alicerces de rocha rígidos e fortes o suficiente para suportar o próprio peso da barragem e a pressão d'água exercida sobre ela. As fundações são construídas abaixo do solo. Quando encontrados bolsões de solo mole são substituídos por materiais resistentes para garantir que as fundações sejam seguras o suficiente. O desafio é enorme e fascinante.
As barragens se dividem pelos tipos:
Aterro (terra e rocha) e concreto (gravidade, arco e contraforte). As barragens de aterro são as mais comuns no mundo (83%) e, em seguida as de gravidade (12%).
Nurek – Tajiquistão
Altura: 304 metros de altura
Tipo: Terraplanagem, terra-fill
Rio: Vakhsh
A construção da barragem durou quase 20 anos e começou quando o Tajiquistão ainda era uma república da União Soviética. A barragem de Rogun, também do mesmo país, irá ultrapassar a de Nurek quando estiver concluída no alto de seus 335 metros de altura.
Xiaowan – China
Altura: 292 metros
Tipo: Arco de Concreto
Rio: Lancang
Construída entre 2002 e 2010 é a barragem mais alta do mundo em arco.
Grande Dixence – Suíça
Altura: 285 metros
Tipo: Concreto Gravidade
Rio: Dixence
Inaugurada em 1964 é a barragem de gravidade mais alta do mundo e considerada a maior obra de engenharia moderna da Suíça.
As mais altas do Brasil e América do Sul
Irapé - Brasil
Altura: 208 metros
Tipo: Aterro
Rio: Jequitinhonha
Inaugurada em julho de 2006, Irapé localiza-se no rio Jequitinhonha, região nordeste do estado de Minas Gerais e possui a barragem mais alta do Brasil e a 2ª maior da América Latina.
Chaglla - Peru
Altura: 203 metros
Tipo: Enrocamento com face de concreto
Rio: Huallaga
Construída pela OEC, e considerada uma das maiores do mundo, a barragem ainda foi premiada, em maio de 2017, como Marco Histórico Internacional em Projeto de Barragem de Enrocamento (International Milestone Rockfill Dam Project) durante o IV Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento.
Itaipu - Brasil
Altura: 196 metros
Tipo: Concreto (contraforte e gravidade)
Rio: Paraná
Considerada uma usina binacional, até 2012 era a maior usina hidrelétrica do mundo. Duas empresas que hoje pertencem à OEC participaram da obra: CBPO e Tenenge, pelo consórcio construtor e de montagem eletromecânica, respectivamente.
Se você chegou até aqui também vai gostar das 5 maiores hidrelétricas do mundo.
Gostou? Compartilhe!