Supermáquinas da construção civil
A construção civil é uma das atividades econômicas mais importantes em todo o mundo, e a cada ano surgem novas tecnologias que são implementadas nos canteiros de obras. Se no passado a escavação de túnel era uma tarefa perigosa e lenta e que exigia maior emprego de mão de obra, atualmente grandes equipamentos, com muita tecnologia, ajudam nesta tarefa de forma mais veloz, segura e precisa.
Mas esse é apenas um dos exemplos de obras que passaram por revoluções devido às supermáquinas. No texto de hoje, apresentamos a vocês cinco máquinas incríveis da engenharia, muitas delas presentes em livros de recordes devido à magnitude que possuem.
Caminhões guindastes
Esses caminhões são capazes de elevar grandes cargas superior a 100 metros de altura com suas gruas móveis. A capacidade de carga varia de acordo com o modelo, mas alguns superam capacidade máxima de 50 toneladas. Eles são usados em obras em geral, inclusive urbanas, além da montagem de estruturas industriais ou instalação de grandes turbinas eólicas.
SLJ 900-32 ou Segmental Bridge Launching Machine
Essa é uma das máquinas mais impressionantes da construção moderna. É uma super máquina com 90 metros de comprimento, 7 metros de largura e 580 toneladas, utilizada na construção de pontes. Sustentada por 32 pneus distribuídos em dois segmentos de 16 pneus, esta máquina avança sobre a ponte, ficando suspensa quando não tem tabuleiro por baixo, até ao ponto em que fica apoiada nos pilares entre os quais existe o vão para colocar o segmento da ponte. Quando está apoiada nos dois pilares, faz avançar o segmento da ponte, encaixando-o no vão, e após essa fase concluída, a máquina desloca-se novamente, mas no sentido inverso, para ir buscar novo segmento da ponte, repetindo o processo.
Tuneladoras ou Tunnel Boring Machine (TBM)
As tuneladoras, conhecidas no Brasil como “tatuzão”, são equipamentos gigantes usados para a perfuração de túneis. Atualmente, essas máquinas são as principais protagonistas das maiores obras subterrâneas da atualidade. Há diferentes tipos, que podem ser usados para a escavação de túneis subterrâneos, túneis fluviais ou submarinos. Esses equipamentos permitem que, ao mesmo tempo em que realizam as escavações, sejam instalados anéis pré-moldados de concreto, já formando uma estrutura definitiva para o túnel que está sendo escavado. São máquinas que atuam em diferentes tipos de solo, podendo desse adaptar a solos mais rígidos, moles e rochosos. São consideradas uma das mais eficientes e seguras da engenharia moderna e tornaram-se referência mundial para aumentar a produtividade na construção de túneis e obras subterrâneas de grande porte. No Brasil, esses equipamentos têm sido fundamentais para a expansão de linhas de metrô em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
Slipform Paver
As pavimentadoras de deslizamento são projetadas para pavimentar até 12 metros de largura e para acomodar várias mudanças de largura. Versáteis e inteligentes, o concreto é transportado para o molde e deslocado por meio de um transportador de carga e se comporta como guia de máquina 3D ou linha de guia para moldar as necessidades do projeto.
RUS 1000S
Essa máquina de tecnologia alemã é usada na construção de ferrovias. Ela limpa o lastro antes de colocar novos dormentes. Além disso, o RUS 1000 S gerencia raios de trabalho mínimos de 250 m. Mais que inovadora em questões técnicas, essa máquina foi projetada para reduzir em até 30% as emissões de CO2. Tem uma potência de tração superior: Rotas com uma inclinação de 30 por mil podem ser percorridas sem problemas. Para poder usar a máquina de maneira ideal para operações em toda a Europa, seu limite é projetado de acordo com o medidor de folga UIC 505-G1. Também foi melhorada com redução de ruído.
E aí, gostou? Compartilhe!