29/10/2021

O potencial transformador das PPPs Sociais

Obras e Projetos

A educação e a saúde não podem esperar. Essa urgência, quase sempre, esbarrava em um problema: a morosidade das obras públicas. Mas isso foi superado em Belo Horizonte: escolas ficam prontas em 10 meses, contra os 30 meses habituais nas construções tradicionais. Os centros de saúde da capital mineira, agora, são concluídos após nove meses de obras, contra os 24 meses de antigamente. E tudo com um padrão impecável. O segredo desta revolução? Compromisso, tecnologia e a Parceria Público-Privada (PPP). 

Para atender ao desafio de entregar estruturas públicas de qualidade e em prazo recorde, a OEC, por meio de uma PPP, se uniu às concessionárias InovaBH e SaúdeBH, e, com a utilização de um método construtivo inovador, o Light Steel Frame - tecnologia que usa o aço no lugar do concreto, com utilização inteligente de água e energia -, garantiu a execução de obras de escolas e centros de saúde para beneficiar a população da capital mineira.  

Na prática, isso significou a construção de 51 escolas em 34 meses. Todo o contrato foi cumprido com algo raro no país: os prédios foram entregues com dois meses de antecipação em relação ao prazo estabelecido inicialmente. 

Agora, diante do desafio de entregar 40 centros de saúde até meados de 2022, a OEC vem mantendo o ritmo de suas obras para a população da capital mineira.    

A solução é simples e lógica: nas PPPs, cada ente aporta suas maiores qualidades. Dentro dessa união entre público e privado, trabalhamos da seguinte forma: nas novas escolas e centros de saúde, o parceiro privado cuida da segurança, manutenção e tudo o que precisa ser feito para o bom funcionamento da unidade. Assim, o poder público se dedica exclusivamente à qualidade do ensino e do atendimento médico. Esse ganho de qualidade já é sentido por quem estuda e trabalha nas escolas da PPP, onde a satisfação com as instalações e manutenção é de 79%, frente a 35% nas demais unidades. 

 As instalações físicas são da cidade e de sua população, e a remuneração pelos serviços do parceiro privado depende da avaliação mensal de um especialista independente.  

Quer saber mais sobre esse modelo de sucesso? Clique aqui.