Os maiores portos de cada região do mundo
Portos são de grande importância para a economia de qualquer país, pois são o modal mais utilizado para exportar mercadorias desde o início da civilização moderna. Por sua movimentação e características, são fascinantes por natureza. Tendo em vista que os maiores portos do mundo são chineses, selecionamos os maiores ou mais importantes de cada continente, sendo que dividimos o americano em três: Norte, Caribe e Sul. Atracamos, agora embarque com a gente!
Europa - Porto de Roterdã, Holanda
(Foto: Getty Images)
Localizado na cidade de Roterdã, nos Países Baixos, abrange 105 km² e entre os anos de 1962 a 2004, o porto ocupou o primeiro lugar dentre todos os portos do mundo. Porém, foi superado pela potência de comércio marítimo da Ásia. E mesmo sendo de fato o maior porto da Europa, ficou um bom tempo sem entrar no top 10 dos maiores portos do mundo, até que em 2020 voltou a figurar na posição 10 do ranking.
Ásia - Porto de Xangai, China
(Foto: adaptação site | atlas-network.com)
O porto de Xangai é o maior do mundo. Tem uma capacidade de movimentação de cargas da ordem de 744 milhões de toneladas e envolve três áreas portuárias de contêineres localizadas em Wusongkou, Waigaoqiao e em Yangshan, com um total de 125 ancoradouros. O trecho do cais totaliza aproximadamente vinte quilômetros. Para se ter uma ideia ainda melhor de sua grandeza, um quarto do comércio internacional da China é realizado a partir deste porto e, em média, cerca de 2.000 navios porta-contêineres são atendidos mensalmente.
Oceania - Port Hedland, Austrália
(Foto: adaptação site | bhp.com)
Localizado na costa oeste da Austrália, é o maior porto da Oceania e o maior do mundo de exportação a granel, incluindo minério de ferro, lítio e sal. Movimenta cerca de 452 milhões de toneladas de carga por ano. Tem a mais recente tecnologia em rastreamento e previsão avançada de ciclones e está no Nível de Segurança Marítima 1 com equipamentos avançados de segurança e infraestrutura, como balizas sincronizadas.
África - Porto de Durban, África do Sul
(Foto: Media Club)
O Porto de Durban é o maior terminal de embarque do continente africano e funciona 24 horas, 365 dias por ano. Sua localização em rotas de embarque o colocam como o principal porto de cargas e contêineres do continente. Anualmente, são mais de 30 milhões de toneladas de cargas e 4.500 embarcações comerciais que são atendidas pelo porto.
Américas
América do Norte - Porto de Los Angeles
(Foto: divulgação)
Porto marítimo líder da América do Norte em volume de contêineres e valor de carga, o Porto de Los Angeles facilitou US $ 259 bilhões em comércio durante 2020. Distribuído por 7.500 acres, ele lida com 20% de toda a carga que chega aos Estados Unidos. Possui 25 terminais de cargas e seu volume de contêineres foi de 9,3 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEU) em 2019.
Caribe - Porto de Colón, Panamá
(Foto: SUSANNE365)
O principal porto da América Latina está situado estrategicamente na cidade de Colón, no Panamá. Sua localização facilita o funcionamento da importação-exportação que ocorre ao longo da costa. Para acomodar o aumento do tráfego, uma ampliação o equipou com três super gruas para os pórticos Post-Panamax que tem capacidade de lidar com 23 linhas de contêineres. Sem dúvidas, este porto é uma marca importante no comércio internacional.
América do Sul - Porto de Santos, Brasil
(Foto: adaptação site | portodesantos.com.br)
Localizado no litoral paulista, o porto de Santos é o líder do Brasil e contou com um terminal construído pela OEC em 2013. Ele está em 39º lugar no ranking mundial por movimentação de contêineres, segundo ranking da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA). Os principais produtos exportados por Santos são soja, óleos derivados de petróleo, algodão, açúcares e milho. E os principais destinos: China, Estados Unidos, Libéria, Hong Kon e Ilhas Marshall.
E por falar em Portos...
Não poderíamos deixar de fora o Porto de Miami, que a OEC recentemente trabalhou em sua expansão. Conhecido como Porto das Américas, é um dos maiores do mundo e um dos mais importantes no território americano, com cerca de 9 milhões de toneladas de carga e 4 milhões de passageiros por ano.
Gostou? Compartilhe!