01/06/2021

Pontes incríveis

Obras e Projetos

Imponentes cartões-postais a céu aberto, as pontes têm papel fundamental no desenvolvimento econômico das regiões por ligar cidades e permitir acessos. Muitas delas ultrapassam seu caráter funcional, sendo consideradas verdadeiras maravilhas do mundo moderno. Confira algumas.

 

Akashi-Kaikyo Bridge - Kobe, Japão

Akashi-Kaikyo, Japão

Com 12.800 pés de largura a Akashi Kaikyo é considerada a ponte suspensa mais longa do mundo. Inaugurada depois de 12 anos de construção, em 1998, o projeto teve que levar em conta terremotos, ventanias e fortes correntes marítimas que se chocam nas torres. Em 1995, durante a construção, o terremoto de Hanshin separou as duas torres que estavam instaladas de modo que o vão teve que ser aumentado em um metro.

 

Nanpu Bridge - Shanghai, China

Nanpu Bridge

A ponte Nanpu, em Shanghai, na China, é fascinante e imponente por sua estrutura estaiada com duas torres principais de 150 metros de altura e seus 7,5 quilômetros em formato caracol que permite que carros trafeguem sobre o centro altamente congestionado de Shanghai. Projetada pelo Instituto Municipal de Design de Engenharia de Shanghai, a ponte foi construída para unir as cidades de Puxi e Pudong que ficam em extremos opostos. A parte sobre o rio Huangpu possui 846 metros, totalizando 8.346 metros com a parte em caracol. Além de ser considerada uma das maravilhas da engenharia moderna, sua conclusão foi fator determinante para o crescimento e desenvolvimento econômico de Shanghai.

 

Viaduto de Millau - Millau, França

Millau - França

Localizada perto de Millau, no sul da França, o Viaduto de Millau foi construído como uma solução para o tráfego de férias entre Paris e Espanha, atravessando o Vale do Rio Tarn.  Foi inaugurada em 2004 e sua construção demorou apenas três anos. Para cumprir este prazo, as equipes construíram as torres, e, em seguida, a rodovia, que foi colocada no topo das torres. Com altura estrutural de 342 metros, é considerada uma das pontes mais altas do mundo e um dos maiores feitos da engenharia, rendendo o Prêmio de Estrutura de Destaque em 2006.

 

Ponte Vasco da Gama, Portugal

Ponte Vasco da Gama

Uma das pontes mais emblemáticas da Europa e cartão-postal de Lisboa, a Vasco da Gama atravessa as águas do rio Tejo e possui 12,3 quilômetros de comprimento, sendo considerada a segunda mais longa da Europa e uma das mais extensas do planeta. A construção, realizada com a participação da OEC, levou três anos e foi inaugurada em 1998.

 

Ponte Beipanjiang, China

Beipanjiang - China

Construída para unir as províncias de Yunnan e Guizhou sobre o rio Nizhu, na China, a ponte Beipanjiang é a mais alta do mundo com seus imponentes 565 metros de altura, sendo equivalente a uma torre de 200 andares. Para essa complexa construção participaram da obra mais de mil engenheiros e operários chineses. Essa “superponte” que foi inaugurada em 2017 ainda possui 1.341 metros de extensão e quatro pistas gerando acesso às províncias por terrenos acidentados que até pouco eram inacessíveis.

 

Golden Gate Bridge - San Francisco, Estados Unidos

Ponte Golden Gate - Estados Unidos

Uma das pontes mais famosas e icônicas do mundo, a Golden Gate foi projetada para conectar São Francisco ao Condado de Marin. Na época da construção, em 1937, o crescimento de São Francisco estava abaixo da média e uma conexão com outras comunidades da baía ajudaria a resolver isso. Considerada “um pouco fora do normal” no universo das pontes por sua cor "laranja internacional" para combinar com o ambiente costeiro e quente e também para se destacar no horizonte para as embarcações. Sua cor e arquitetura art deco são uma combinação que a torna um dos cartões-postais mais fotografados do mundo.

 

Ponte da Lezíria, Portugal 

Ponte Lezíria - Portugal

A ponte sobre o rio Tejo e o rio Sorraia em Portugal, foi planejada para descongestionar as Pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, em Lisboa. Também construída com a participação da OEC, possui cerca de 12 quilômetros de extensão, sendo uma das mais extensas do mundo.

 

Sydney Harbour, Austrália 

Sydney Harbour

Símbolo da cidade e do país, a ponte da Baía de Sidney foi projetada para ligar o centro financeiro de Sidney com a costa norte, residencial e comercial. Concluída em 1932 levou oito anos para ser construída.  Apelidada de "o cabide" por seu design em arco, possui 1.149 metros de comprimento, sendo uma das mais longas do mundo. Em 2007 ela se tornou Patrimônio Nacional da Austrália.