Túneis extraordinários
Túneis criam acessos através de obstáculos naturais, atravessam montanhas, rios, ligam países. São grandiosas obras da engenharia, de diversos tipos e funções. Separamos aqui alguns surpreendentes pelo mundo, sejam por sua extensão, beleza ou complexidade. Aperte o cinto, e embarque com a gente.
1. Túnel São Gotardo - Suíça
(foto: Zacharie Grossen)
O túnel ferroviário mais longo do mundo atravessa os Alpes na Suíça. Foi inaugurado em 2016 - até então o túnel de Seikan era considerado o mais longo (o próximo da nossa lista). Com um percurso de 57,09 km, levou 17 anos para ser construído.
2. Túnel Seikan - Japão
(imagem: Commander Keane)
O Seikan é um túnel ferroviário de 53,85 km no Japão, com 23,3 km de extensão sob o fundo do mar do Estreito de Tsugaru e liga a ilha japonesa de Honshu à ilha vizinha de Hokkaido, ao norte. O túnel, concluído em 1988, foi construído para operação de trens-bala de alta velocidade.
3. Túnel de Laerdal - Noruega
(foto: Svein-Magne Tunli)
Com 24,5 km de extensão, detém o título de maior túnel rodoviário do mundo, que liga as cidades de Laerdal e Aurland, no litoral sul da Noruega. Para evitar monotonia dos motoristas durante seu longo trajeto, ele foi projetado com iluminação especial em câmaras de pedra e postos de segurança de última geração.
4 - Eurotúnel - França e Inglaterra
(imagem: Commander Keane)
Com mais de 50,5 km de comprimento, o também conhecido "Túnel da Mancha", é considerado o terceiro maior túnel ferroviário do mundo. A ferrovia conecta Folkestone na Inglaterra com Coquelles na França e passa sob o Canal da Mancha a 75 metros abaixo do fundo do mar. O túnel é composto por três tubos (dois tubos ferroviários e um tubo rodoviário) e é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno pela American Society of Civil Engineers.
5. Túnel de Eisenhower - EUA
(foto: Patrick Pelster)
Localizado a uma altitude de mais de 3.400 m também é considerado uma maravilha da engenharia moderna. Inovador, possui abertura dupla, que atravessa a divisão continental e foi escavado nas montanhas para facilitar a viagem entre as encostas leste e oeste do Colorado. É o túnel de montanha mais longo do mundo.
E para encerrar, o Tunnel Boring Machine (TBM) protagonista das maiores das maiores obras subterrâneas do mundo
Essa máquina gigante é responsável por construir túneis metroviários, como no caso do Eurotúnel e do Túnel de São Gotardo, citados aqui neste post. E também da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, obra em que a OEC foi uma das pioneiras a utilizar o “tatuzão”, como é apelidado aqui no Brasil. Para se ter uma ideia da sua potência, chega a pesar milhares de toneladas e pode levar mais de dois anos para ser fabricado. Saiba mais aqui!