8 soluções tecnológicas que estão mudando a engenharia civil
A tecnologia sempre ocupou um lugar de destaque na engenharia. Ela incentiva as pessoas a se reinventarem sempre, transformando a maneira como nós vivemos e aprimorando os processos de trabalho. No segmento da construção civil, a tecnologia e a inovação são parte constante dos projetos, trazendo agilidade, eficiência e segurança para as obras, além de gerar economias significativas. Existem diversas iniciativas nesse sentido, mas separamos 9 que já têm modificado a engenharia civil. Olha só!
1- Drones
Apesar de não serem mais novidade no mercado, os drones merecem ser citados pelas contribuições que têm proporcionado para a construção civil. Afinal, eles têm o poder de chegar onde os outros maquinários não alcançam, monitorando o progresso das obras. Isso permite comparar as imagens captadas com o projeto original (com o auxílio de softwares), ajuda a aprimorar as questões de segurança e possibilita o acompanhamento da obra à distância. Tudo isso proporciona economia de tempo e dinheiro. Além de gerar imagens lindas como essa da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, construída no Paraná pela Odebrecht Engenharia & Construção.
2- Building Information Modeling (BIM)
Também conhecido em português como Modelagem da Informação da Construção, o BIM é um conceito bastante inovador quando o assunto é projeto para construções. Trata-se de um conjunto de tecnologias que agrega todas as partes envolvidas no planejamento da obra, disponibilizando informações para todos os profissionais do projeto, desde a equipe de produção a pessoas responsáveis pela aquisição de novos materiais. E o mais bacana é que o BIM trabalha com o conceito de modelagem 3D, partindo diretamente dos mapas 2D para a maquete. Tudo isso gera mais rapidez e precisão para a construção.
3- Impressão 3D
Como vocês já viram por aqui, muitas construções já são feitas com impressoras 3D, principalmente em países como Estados Unidos, China e Holanda. No caso do Brasil, existe uma startup chamada InovaHouse3D, criada por engenheiros de Brasília, que também está apostando nessa tecnologia. Suas aplicações na engenharia civil estão apenas começando, mas as propostas já são bem promissoras. Afinal, os ganhos são muitos, como redução do desperdício de materiais no canteiro e diminuição de tempo destinado ao projeto e custo. Para se ter uma ideia, com essa tecnologia, a empresa chinesa WinSun New Materials consegue construir dez casas por dia, ao custo de 5 mil dólares!
4- Concreto inteligente
Nos últimos anos, diversos pesquisadores têm se dedicado a descobrir alternativas mais econômicas e sustentáveis ao concreto que conhecemos. Afinal, o concreto é o segundo material mais utilizado em construção civil depois da água! Uma opção muito interessante é o bioconcreto, material capaz de regenerar suas próprias fissuras. O microbiologista holandês Henk Jonkers, por exemplo, descobriu um tipo de bactéria chamada Bacillus pseudofirmus que é capaz de produzir calcário. Ela pode ser inserida à mistura de concreto e reage quando entra em contato com o oxigênio e a água, cobrindo as fissuras. Demais, não é?
Veja que bacana esse vídeo do Henk Jonkers explicando o funcionamento do bioconcreto:
5- Materiais resistentes
São muitas as pesquisas que se dedicam a encontrar materiais alternativos ao aço. Algumas substâncias encontradas chegam a ser muito mais resistentes e leves do que as opções já existentes no mercado. É o caso do grafeno, descoberto por pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que chega a ser 10 vezes mais forte do que o aço, com apenas uma fração do seu peso. Outra solução interessante é o aerogel, uma das substâncias mais leves do mundo. Sua densidade chega a ser só 3 vezes maior que a do ar, mas ele pode aguentar até 45 mil vezes seu próprio peso. Além disso, possui uma propriedade isolante maior do que a fibra de vidro ou a espuma.
6- Sensores vestíveis
Os sensores vestíveis estão ganhando espaço no mercado da engenharia civil. Essa tecnologia permite o controle de segurança da obra de maneira rápida, em tempo real. Há capacetes com sensores inteligentes que avisam os gestores da obra se houver algum tipo de impacto. Além disso, relógios de pulso podem controlar a temperatura corporal do funcionário, evitando a exaustação térmica. São diversas soluções ainda em estudo.
7- Tintas solares
Existem diversos estudos sobre a aplicação de tintas com substâncias diferentes e inovadoras, que proporcionam desde a absorção de vapor d’água à captação de luz solar. A Universidade de Alberta, no Canadá, desenvolveu uma tinta fotovoltaica à base de nanopartículas de fosforeto de zinco que funciona como um painel solar. E há iniciativas semelhantes no Brasil também, como o caso do instituto de pesquisa CSEM Brasil, que confeccionou uma fita à base de polímeros e plástico capaz de captar energia solar. Imagine a economia de tempo produtivo e custo depois que essas tintas forem empregadas na construção civil!
8- Video analytics
Em uma era onde praticamente todos os profissionais comentam sobre a importância do big data, a possibilidade de utilizar dados de vídeo em tempo real na obra parece algo incrível! A Odebrecht Engenharia & Construção já está estudando o uso dessa tecnologia, em uma parceria firmada com a Microsoft. Além de otimizar os processos no canteiro de obras, essa solução visa elevar a questão da segurança do trabalho, prevenindo acidentes e outros contratempos.
A engenharia civil ainda vai passar por muitas mudanças nos próximos anos. E aí, gostou das soluções tecnológicas que apresentamos? Compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais!