Inovação Aberta na OEC
Startups estão constantemente em busca de novas formas de fazer as coisas, criando produtos e serviços, ou melhorando os já existentes. Nestas empresas, a inovação é um dos principais fatores que impulsionam o sucesso, e na OEC não é diferente.
A área de Inovação da OEC intermediou nos últimos meses o contato da construtora com startups em destaque no mercado, buscando-se tornar mais eficiente a execução de tarefas recorrentes, otimizando tempo e reduzindo custos.
Nas obras do Consórcio Transbrasil e no Prosub - EBN, por exemplo, a gestão de documentos foi facilitada com a adoção da plataforma CONSTRUCODE (construcode.com.br). Com este recurso, uma consulta a desenhos e documentos técnicos tornou-se muito mais eficaz, por meio de dispositivos eletrônicos e acesso via leitura de QR-Codes estrategicamente dispostos no canteiro, garantindo-se sempre a visualização da revisão mais atualizada. Com isso, o fluxo de informação e o processo de atualização de documentos são muito mais rápidos e eficientes, além de também evitar a necessidade de impressão em papel (processos “paperless”, mais sustentáveis).
Já com a FacePonto (faceponto.com.br), outra startup que entrou no radar da OEC, foram realizados testes na obra do Trecho 4 do Canal do Sertão, visando-se otimizar o tempo de atendimento às frentes de serviço. Graças à possibilidade do aplicativo em trabalhar “offline”, foi possível também cobrir as áreas onde não havia a infraestrutura de internet\energia. Trata-se de um sistema que faz uso do reconhecimento facial para a gestão de ponto eletrônico, permitindo o controle das frentes de serviço de forma sincronizada, além de auxiliar na automatização do fechamento das folhas de ponto, trazendo maior celeridade ao processo como um todo.
Outro caso de sucesso ocorreu com a startup Inbot (www.inbot.com.br), que hoje faz parte do dia a dia do escritório OEC. Por meio da Inteligência Artificial da assistente virtual O.L.I.V.I.A (OEC Levando Informação Via Inteligência Artificial), os integrantes conseguem esclarecer de forma rápida e acessível várias dúvidas do dia a dia relacionadas às áreas de Pessoas e Organização (RH), processos digitais (e.g. Adobe Sign), projetos internos, Viagens e Parcerias, gestão de espaços compartilhados (DeskBee), entre outros. Como resultado, houve um ganho de agilidade no esclarecimento de dúvidas, como apoio aos processos de auto-serviços de TI.
Por fim, é importante destacar a adoção de forma sistemática da prática da inovação pela equipe do Prosub, através da realização de “PoCs” (“Proof of Concept”, ou provas de conceito) e projetos pilotos que resultaram em experiências e projetos exitosos de transformação digital. São exemplos recentes as seguintes soluções:
1. Checklist Fácil (checklistfacil.com): consiste na digitalização de processos rotineiros que requerem a elaboração de checklists, para a execução e coordenação de tarefas, listas e de planos de ação;
2. Fast4Sign (fast4sign.com.br): trata-se de uma plataforma de assinatura eletrônica cujo emprego traz uma grande economia de tempo, uma vez que permite o trâmite digital de documentos sem que seja necessário o meio físico (papel), além evitar o deslocamento de pessoas/mensageiros nestes processos;
3. Mentor Construção (mentorconstrucao.com.br): esta startup fornece uma plataforma que permite realizar digitalmente o controle de frentes de serviço e de terceirizados, além de possuir ferramentas que auxiliam na programação dos trabalhos e das inspeções de qualidade.
As iniciativas aqui citadas não são as únicas. A inovação está hoje presente em todos os nossos contratos, gerando resultados para a OEC e valor para o Cliente, conforme mapeado recentemente pelo time corporativo de Inovação. Algo que confirma o perfil e a natureza da empresa, posto que a OEC já nasceu inovadora; está na essência da sua cultura empresarial.
O programa OEC IN, coordenado pela área de Inovação corporativa, vem se estruturando de forma sóbria, pragmática e programada desde 2019, quando foi possível plantar as primeiras sementes da Inovação Aberta na empresa e planejar as ações para desenvolvimento de uma nova cultura de inovação. Seu propósito consiste basicamente em viabilizar uma maior interação da construtora com o mercado de startups, através da sua inserção no ecossistema de Inovação nacional e global.
Finalmente, cabe aqui destacar nesta trajetória a relevância para a OEC em ter se associado ao Inovabra Habitat (www.inovabra.com.br), um dos maiores e mais importantes hubs de Inovação do Brasil, algo que facilitou muito a nossa busca pela sistematização da Inovação Aberta. Várias startups aqui citadas são participantes deste programa.
Daniel Lepikson, Cristiano Silva, Sarah Silva