17/10/2024

Otimização de processos através da implementação de plataforma digital – o caso do PROSUB

Engenharia 3.0

O mercado de engenharia e construção vem experimentando uma crescente demanda por soluções que tragam economia, produtividade e inovação. É com esta perspectiva que a OEC vem buscando ferramentas para aprimorar o planejamento e identificação de interferências nas obras do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), executadas em Itaguaí (RJ).

O programa de produtividade e metas mensais, já implantado no projeto, consiste na programação semanal das tarefas de planejamento baseadas no dimensionamento das equipes, metas atingidas e na produtividade alcançada. Todas essas atividades eram feitas manualmente, com todas as trocas de informações realizadas através de e-mails, planilhas, reuniões etc. Isso resultava na falta de um canal único e qualificado para centralizar as informações. Além de ser um método lento, estava sujeito a erros e dificultava a visualização do progresso das tarefas.

Uma das ferramentas encontradas para apoiar o projeto é a Mentor Construção, plataforma de gerenciamento de obras que integra o controle da produção das suas equipes e as inspeções de qualidade em um único ambiente. Com ela é possível cadastrar as metas de produção das diversas equipes e realizar apontamentos via aplicativo, eliminando a circulação de papel, além de contar com uma variedade de relatórios e dashboards que ajudam na tomada de decisões mais ágeis e assertivas, reduzindo os desvios e aumentando a eficiência dos controles.

A Mentor Construção oferece as versões Web e Mobile. A versão Web é utilizada para fazer todos os processos de digitalização de dados, como o cadastro dos colaboradores e das atividades a serem realizadas, além da programação semanal através das atividades planejadas ao longo do mês pelo Setor de Produção. Nesta versão, é possível verificar o Dashboard Gerencial e realizar todas as análises de dados necessárias por meio de importação de planilhas semanais, que reflete o real desempenho nos apontamentos das atividades, proporcionando uma leitura simples e objetiva de toda a produção e ocorrências do dia. A possibilidade de atuar preventivamente na identificação dos desvios de desempenho e verificar os indicadores de produtividade, permite agir com maior precisão para alcançar as metas estabelecidas, além de diminuir os custos com a mão de obra ociosa e promover a melhoria contínua.

Já a versão Mobile permite registrar os apontamentos de mão de obra e ocorrências diárias na programação semanal. Isto é feito in loco, através do aplicativo instalado nos smartphones dos colaboradores, o que torna o processo de controle mais ágil e seguro. Além disso, é possível obter informações mais precisas da produção e da quantidade produzida e verificar se houve algum imprevisto que impactou a execução de uma atividade específica.

Artigo Outubro

A implementação da plataforma foi feita de forma gradual, com treinamentos e um período de adaptação para os colaboradores. E um dos seus principais usos na obra consiste nos registros diários que são realizados à medida que as tarefas são iniciadas e concluídas pelo encarregado. Com base nessas informações, o percentual de atividade realizada é contabilizado e a produtividade é então calculada automaticamente, proporcionando indicadores mais verídicos e, consequentemente, eliminando a necessidade de fichas em papel.

Os resultados obtidos foram bastante positivos, superando expectativas. A Mentor Construção permitiu:

· Otimizar o processo de planejamento, agilizando a criação e o acompanhamento das programações semanais.

· Melhorar o controle da produtividade, permitindo o monitoramento em tempo real do desempenho das equipes e a identificação de desvios.

· Centralizar as informações, facilitando o acesso a dados históricos e a geração de relatórios.

· Aumentar a eficiência, reduzindo o tempo gasto com tarefas manuais e otimizando o uso de recursos.

· Contribuir para a sustentabilidade, reduzindo o uso de papel e adotando práticas mais sustentáveis.

Resultados

A inovação implementada tinha como principal objetivo automatizar a realização do planejamento e acompanhamento das programações, baseadas nas metas de produção mensal. Com ela, tornou-se possível o monitoramento em tempo real das equipes, através da avaliação da apropriação dos encarregados e da execução das metas, tornando as análises mais rápidas e possibilitando agir nas correções de maneira mais ágil e segura.

É disponibilizado nessa plataforma uma visão geral das atividades realizadas, comparando-as com a quantidade prevista. Com isso, ao se inserir os apontamentos do Setor de Produção, é possível criar um histórico detalhado das tarefas do contrato. Importante ressaltar que esse sistema é atualizado diariamente, facilitando a identificação das ocorrências que impactaram a produtividade de cada atividade e o quanto

isso interferiu no cumprimento das metas programadas. Isso contribuiu na obtenção de resultados mais positivos, visto que os integrantes conseguem otimizar as intercorrências dos processos.

Outro ganho notável observado foi em relação a redução de impressões por mês, uma vez que os apontamentos eram realizados em smartphones, tornando, assim, a empresa alinhada com as boas práticas de sustentabilidade. Observou-se também uma redução no tempo gasto na elaboração das programações devido à facilidade no preenchimento na plataforma, melhorando a gestão das informações.

Com essa ferramenta, a equipe de produção do PROSUB conseguiu obter uma visão mais clara do progresso das atividades, possibilitando a tomada de decisões mais fundamentadas, identificando as oportunidades de melhoria em seus processos de trabalho.

Sobre o PROSUB

Criado para fortalecer a capacidade naval do país e atender às diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, a PROSUB irá incorporar à força naval quatro submarinos convencionais e um com propulsão nuclear, todos fabricados no Brasil com transferência de tecnologia de parceiros externos, resultado de uma parceria entre Brasil e a França. O programa inclui ainda a construção de uma base naval e de dois estaleiros para apoio à operação dos novos equipamentos.

A OEC foi selecionada para o programa devido à sua ampla experiência em projetos de alta complexidade. Participa deste processo em duas frentes:

- Na construção dos submarinos, como parte integrante da empresa ICN – Itaguaí Construções Navais, em consórcio com a empresa francesa NAVAL Group, detentora da tecnologia;

- É ainda responsável pela construção de toda a infraestrutura do projeto, no contexto do contrato Prosub EBN – Estaleiro e Base Naval.

Prosub

Autores: Tatiana dos Santos, Ana Claudia Marques, Camila Silveira, Matheus Vettine, Patrick Viana, Wesley Nantes, Manoel Fernandes, Rafael Cavalcante, Theo Reis, Matheus Ramos, Wedson Tonon.