Práticas de ESG na Engenharia: o que você precisa saber
Você já ouviu falar em ESG? É sigla para Environmental, Social and Governance, que é traduzido para o português como Ambiental, Social e Governança. O termo tem sido usado em diferentes áreas e a engenharia não fica de fora. Vem saber como as práticas de ESG se relacionam com o nosso mundo.Você já ouviu falar em ESG? É sigla para Environmental, Social and Governance, que é traduzido para o português como Ambiental, Social e Governança. O termo tem sido usado em diferentes áreas e a engenharia não fica de fora. Vem saber como as práticas de ESG se relacionam com o nosso mundo.
Relacionar a atuação de uma empresa às medidas ambientais, sociais e de governança visam atitudes mais responsáveis e contribuições mais efetivas para a promoção do desenvolvimento sustentável. É exatamente nessa direção que se aplicam os princípios do ESG. Na engenharia essas práticas ESG significam, entre tantas coisas, criar condições seguras e adequadas em nossos ambientes de trabalho, promover relações positivas e de confiança junto às pessoas que vivem ou frequentam o entorno das nossas operações, conhecer e mitigar os impactos do uso dos recursos naturais – especialmente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, atentar para os efeitos que as nossas atividades e processos geram nas comunidades e no meio ambiente, atuar com ética e integridade, sendo transparentes sobre o nosso desempenho.
Na OEC, por exemplo, a agenda ESG define compromissos que orientam a adoção de prioridades a partir dos seguintes temas específicos: pessoas, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, meio ambiente, valorização da cultura e Integridade.
A Sustentabilidade também é parte importante da cultura que orienta as diretrizes ESG. Um dos focos é trabalhar para garantir o desenvolvimento sustentável, o uso responsável de recursos naturais e o bem-estar das pessoas que trabalham ou convivem com as nossas obras. Neste panorama as causas coletivas ganham foco.
Ao executar este trabalho a agenda ESG se renova sem se distanciar do que consideramos prioritário: produzir engenharia de excelência a partir de processos eficientes que reduzam riscos, preservem a vida e o meio ambiente e promovam o desenvolvimento social e econômico das comunidades influenciadas pelas operações.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!