Selos de sustentabilidade na construção civil
Sustentabilidade é coisa séria! O assunto, fundamental para os dias de hoje, vem sendo cada vez mais discutido na sociedade. A criação de certificados que assegurem um melhor desempenho energético e ambiental é um passo importante para construção de empreendimentos mais sustentáveis. Confira quatro selos importantes para a engenharia brasileira!
LEADERSHIP IN ENERGY AND ENVIRONMENTAL DESIGN
O selo LEED é reconhecido em 143 países e por isso é considerado um dos mais importantes no mundo. Ele incentiva o desenvolvimento de uma construção sustentável em diversas dimensões:
- Espaço sustentável
- Eficiência do uso da água
- Energia e atmosfera
- Materiais e recursos
- Qualidade ambiental interna
- Inovação e processos
- Créditos de prioridade regional
Hoje no Brasil existem 8 certificações LEED possíveis, de acordo com o tipo de obra. A avaliação concede aos projetos pontuações que vão de 40 a 110, que garantem a certificação e o nível dela, que pode ir de “certified” a “platinum”.
Os rigorosos critérios e o amplo conhecimento do selo no mundo todo fazem com que a obra certificada LEED tenha destaque, além de todos os benefícios econômicos e ambientais que agrega à sociedade.
CASA AZUL
A Caixa Econômica Federal, que financia muitos projetos no Brasil, lançou em 2008 o Selo Casa Azul. Buscando construções mais sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente, o selo é de adoção voluntária e avalia 53 critérios, que são divididos em 6 categorias:
- Qualidade Urbana
- Projeto e Conforto
- Eficiência Energética
- Conservação de Recursos Materiais
- Gestão da Água
- Práticas Sociais
O selo tem três categorias, que variam de acordo com o número de itens atendidos.
Bronze: atende aos 19 itens obrigatórios
Prata: atende aos 19 itens obrigatórios + 6 opcionais
Ouro: atende aos 19 itens obrigatórios + pelo menos 12 opcionais
Ter o selo azul no empreendimento, além de reforçar o comprometimento com a sociedade e o meio ambiente, aumenta a relevância do projeto e pode aumentar o valor de mercado da construção.
AQUA-HQE
O selo AQUA-HQE é uma certificação baseada na metodologia francesa Démarche HQE que é concedida no Brasil por meio da Fundação Vanzolini. Seu processo de avaliação percorre todo o projeto, concepção, realização e uso da obra, sempre respeitando as especificidades brasileiras de normas técnicas. O objetivo é garantir práticas de alta qualidade ambiental nos projetos que recebem o selo. São avaliadas 14 categorias, com os níveis Base, Boas Práticas e Melhores Práticas.
Para receber o selo é necessário que sejam atingidos alguns desempenhos mínimos:
- 3 categorias no nível Melhores Práticas
- 4 categorias no nível Boas Práticas
- 7 categorias no nível Base
Ter a certificação garante não só que o meio ambiente será preservado, mas também uma diminuição em gastos na energia elétrica e no consumo de água, ponto positivo para os futuros clientes ou moradores.
SELO PROCEL EDIFICA
Concedida pela Eletrobrás, a certificação Procel Edifica é focada em avaliar e incentivar o consumo consciente de energia e recursos naturais. São avaliados os quesitos:
- Envoltória
- Iluminação
- Condicionamento de ar
- Sistema de aquecimento de água
Para receber o selo, é realizada uma avaliação pelo Inmetro, tanto no projeto quanto após a construção finalizada.
O selo Procel Edifica garante que a obra seja mais econômica energeticamente, o que vai não só ajudar na questão sustentável quanto reduzir os custos com energia elétrica. Ou seja, todo mundo ganha!